Moradores da região de Campinas buscam mais por shows e cinema, menos museus e leitura, diz Seade


Pesquisa que mapeia percepção da população em relação à oferta e utilização de serviços culturais mostra que mais da metade dos moradores buscou atrações de graça ou em sua maioria gratuitas no último ano. Público lota arena para curtir show de Luan Santana no Rodeio de Jaguariúna em 2023
Júlio César Costa/g1
Os moradores da região de Campinas (SP) apresentam mais interesse por shows, teatro e cinema, e menos por museus, bibliotecas e leitura. Os dados sobre tais hábitos integram pesquisa realizada pela Fundação Seade da percepção da população sobre oferta e uso dos serviços culturais em São Paulo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a Fundação Seade, a análise contribui para o aprimoramento das políticas culturais, “ao delinear um panorama de uma área que carece de indicadores”.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas com o uso da chamada URA (Unidade de Resposta Audível), em todo o estado de São Paulo, e com recortes regionais sobre a frequência e acesso aos serviços culturais durante o ano de 2023.

Shows em alta
Na Região Administrativa de Campinas (RA Campinas), composta por 90 município, a frequência em show ou espetáculo de música, dança, teatro, circo ou outras artes na cidade de origem ou na região abrangeu 49% da população.
O número é maior que a média do estado (48%) e superior ao da Região Metropolitana de São Paulo (45%), mas fica longe das campeãs, as regiões Central, onde está Araraquara (SP), e a de Barretos (SP), ambas com 57%.
Quando o assunto é proporção da população que foi ao cinema em 12 meses, a região de Campinas registrou 37%, próximo dos maiores índices do estado, como São José dos Campos, Central e São Paulo, todas com 39%.
Museus e leituras em baixa
Museu de Arte Contemporânea de Campinas
Arquivo PMC
Já na avaliação sobre visita a museus na cidade ou região, a pesquisa mostra que 28% da população da RA de Campinas realizou a atividade nos últimos 12 meses, abaixo da média estadual de 32%.
No quesito ida até uma biblioteca, o índice ficou igual a média de SP, com 21%. O melhor foi o da RA Central, com 28%, e o pior o da região de Santos, com 14%.
A pesquisa verificou ainda o hábito de leitura dos moradores do estado, e na região de Campinas, 30% da população não leu um livro sequer durante todo o ano de 2023.
O percentual de leitores assíduos, com mais de cinco títulos ao longo de 12 meses, ficou em 14%.

Apenas Campinas
De acordo com o Seade, considerando apenas os dados de Campinas, o número de moradores que frequentou cinema ao longo de 2023 corresponde a 44% da população, acima da média da região.
Já o percentual de moradores que foram a shows e espetáculos chegou a 49,3%, na média da região, mas no quesito ida a bibliotecas, a taxa despencou para 15,6%.
Já 29,1% da população campineira não leu nenhum livro durante 2023.
Atrações gratuitas
A pesquisa da Fundação Seade mostra que da parcela que buscou por atividades culturais nos últimos 12 meses, 16% foram apenas em atividades gratuitas, e outros 36% em que as ações eram em sua maioria gratuitas – mesma fatia que respondeu que a maior parcela das atrações eram pagas.
Já 12% dos moradores consumiu cultura apenas com atividades pagas.

Busca pela internet
O levantamento mostrou que entre os moradores que frequentaram atividades apenas de graça ou em sua maioria gratuitas, a internet foi a principal fonte de informações sobre os eventos.
Enquanto no estado de São Paulo a média foi de 41%, na região de Campinas esse número chegou a 43% – o g1 publica, sempre às quintas-feiras, uma agenda cultural com as atrações na região.
O que fazer em Campinas e região: agenda tem Pitty, Maurício Meirelles, Hélio de La Peña e mais
Informações com amigos ou familiares responderam por outros 28% das informações sobre as atrações.
90 cidades
A Região Administrativa de Campinas considerada pelo Seade é composta por 90 municípios.
São eles: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Analândia, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Brotas, Cabreúva, Caconde, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Casa Branca, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Divinolândia, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itirapina, Itobi, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Leme, Limeira, Lindóia, Louveira, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santo Antonio de Posse, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Pedro, São Sebastião da Grama, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tambaú, Tapiratiba, Torrinha, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista e Vinhedo.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.