Inmet registra ventos de 45km/h em Salvador; velocidade é quase 5 vezes maior que a média da cidade


De acordo com a Codesal, velocidade é considerada quase cinco vezes maior que a média registrada na capital baiana, que geralmente atinge 10 km/h. Fortes chuvas e rajadas de ventos atingiram Salvador e Madre de Deus, na região metropolitana, nesta quarta-feira (24). De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet) os ventos chegaram até 45,4 km/h na capital baiana.
A velocidade é considerado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) quase cinco vezes maior que a média registrada na capital baiana, que geralmente atinge 10 km/h.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
De acordo com a Codesal, entre quinta-feira (25) e sábado (27), a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhada por raios e trovoadas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
A partir de domingo (28/01), a atuação de uma massa de ar quente e seca reduz a nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas.
Por causa do temporal, a estação de metrô e o terminal de ônibus Águas Claras, ficaram alagados com, menos de um mês após a inauguração dos espaços. De acordo com a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo transporte, os elevadores e a escada rolante tiveram o funcionamento suspenso.
🚇 Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver goteiras na estação. Os passageiros precisam acessar as escadas convencionais para ter acesso à plataforma de embarque.
🚌 No terminal de ônibus, as rajadas de vento levaram a chuva para onde os passageiros aguardavam os coletivos.
🌫️ Em outro vídeo, é possível ver os fortes ventos levaram cadeiras e sombreiros em uma praia de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador.
🌊 Na praia da Ribeira, na Cidade Baixa, com as rajadas de vento e mar agitado, ondas grandes assustaram os moradores da região.
Temporal em Salvador
Ventania derruba árvore de grande porte em prédio em Salvador
A chuva forte que caiu na terça-feira (23) provocou alagamentos em Salvador. Durante o temporal, ruas ficaram alagadas, uma casa foi destelhada e árvores caíram, na capital.
A manicure Larissa Gonçalves precisou dormir na casa de parentes, porque o imóvel dela foi destelhado após uma forte ventania, na rua Estrela, no bairro de Cajazeiras.
Casa ficou destelhada após ventania em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Também nesta quarta, na rua Belmonte, no bairro do Rio Vermelho, a ventania derrubou uma árvore. Ninguém ficou ferido, mas os galhos atingiram a fiação elétrica.
Árvore caiu no bairro do Rio Vermelho, em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.