Com fitas rosas, menina Isabela é homenageada por familiares e amigos no Taquaral um ano após tragédia


As 330 fitas foram amarradas no entorno de parque, segundo o pai, para lembrar “a pessoa incrível que a Isabela foi”. Grupo ainda fez caminhada e orações. Família faz ato para homenagear criança morta em queda de eucalipto no Taquaral.
Familiares e amigos de Isabela Tibúrcio Fermino, que morreu aos sete anos após a queda de um eucalipto em 2023, no Parque Taquaral, em Campinas (SP), fizeram uma homenagem à menina nesta quarta-feira (24), data que marca um ano do caso.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Fitas rosas foram amarradas no alambrado do parque. A primeira fita foi amarrada pelo pai de Isabela, Sérgio Fermino, exatamente às 9h da manhã, horário do acidente. Antes de sair para uma caminhada com o grupo, o pai da menina fez uma oração.
“Durante sete anos, nós tivemos os melhores momentos das nossas vidas”, agradecia o pai, em oração.
Primeira fita rosa no Parque Taquaral foi amarrada pelo pai de Isabela às 9h da manhã
Reprodução/EPTV
Depois, amigos e familiares saíram em caminhada de seis quilômetros ao redor do parque amarrando 330 fitas. Segundo o pai, uma forma de lembrar e homenagear à Isabela.
“Nós vamos abraçar a lagoa com essa fitinha para trazer à memória de toda a cidade, de toda a região, a pessoa que a Isabela foi. Ela amava as pessoas, ela tinha tempo para se dedicar às suas amigas, ela era uma filha super respeitosa, ela só tirava dez na escola, era uma excelente bailarina, nunca houve uma reclamação da Isabela, pelo contrário, ela só recebia elogios”, lembrou o pai.
LEIA MAIS:
Inquérito, ação de R$ 2 milhões, corte e reflorestamento: veja o que foi feito após queda de eucalipto que matou criança no Taquaral
Família de criança morta após queda de eucalipto evita ‘passar perto’ do Taquaral e quer achar enfermeira que ofereceu ajuda
Sergio Fermino, a mulher Gislene e a filha Isabela
Arquivo Pessoal
A queda do eucalipto
Em 24 de janeiro de 2023, Isabela Tibúrcio Fermino foi atingida pelo eucalipto enquanto fazia um passeio na Lagoa do Taquaral. Ela estava com a família, comemorando o aniversário da prima, e morreu no local. Na ocasião, uma jovem de 27 anos também ficou gravemente ferida após a queda da árvore. Ela passou por duas cirurgias no Hospital Mário Gatti, antes de receber alta.
A partir disso, a Polícia Civil iniciou um inquérito policial para apurar as circunstâncias da queda e se haveriam responsáveis pelo acidente. A Prefeitura de Campinas apresentou laudos que atestam que o eucalipto caiu por conta do solo encharcado provocado por fortes chuvas e a investigação concluiu que não houve omissão ou negligência.
No entanto, o Ministério Público ingressou na Justiça com uma ação civil pública na qual responsabiliza a prefeitura pela queda. A Promotoria pede que o governo municipal seja condenado ao pagamento de R$ 2 milhões em indenização por danos morais coletivos “referentes aos constantes riscos à saúde, à vida e à integridade física da população de Campinas em razão do descumprimento das normas de manejo adequado da arborização urbana no município”.
Isabela com prima e amigas brincando em piquenique antes de tragédia na Lagoa do Taquaral
Reprodução/EPTV
Manter a memória viva
Ainda no ano passado, o pai de Isabela lançou um livro de poesias escritas pela menina. A intenção, segundo ele, é manter a memória dela viva por meio das coisas que ela gostava e fazia e não por ter sido a vítima do trágico acidente no Taquaral.
“As pessoas passaram a conhecer a Isabela por ter sido a menina que morreu com uma árvore em cima dela. Mas a Isabela era uma menina incrível, estudiosa, talentosa, amava a arte, amava os amigos, a família, queria ajudar, então eu vou levar para frente as coisas dela, as coisas que ela gostava, o que ela escrevia, o que ela desenhava, para todo mundo saber a menina maravilhosa que ela era”, finalizou Sérgio.
Além da homenagem da família, Isabela também vai ganhar uma lembrança da Prefeitura de Campinas. O Executivo informou que vai implantar, dentro da Lagoa do Taquaral, uma biblioteca infantil com uma praça e dará o nome de Isabela Tibúrcio Fermino.
Livro póstumo de Isabela Tibúrcio Férmino
Reprodução/Adonis
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.