Em meio a obras de pavimentação, moradores do Jardim Itaguaçu vivem rotina de transtornos


Intervenção tem previsão de conclusão até janeiro de 2026. Comunidade é a que tem mais moradores entre as 118 mapeadas pelo Censo 2022 em Campinas (SP), totalizando 12,5 mil habitantes. Uma obra de pavimentação iniciada em abril de 2024 no Jardim Itaguaçu, em Campinas (SP), tem gerado transtornos para os moradores. Orçada em R$ 15 milhões, a intervenção tem previsão de conclusão até 14 de janeiro de 2026, segundo a Prefeitura de Campinas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O problema é que, apesar da necessidade da obra, quem mora no local relata dificuldades de sinalização e com o transporte público. Na última terça-feira (2), um caminhão de bebidas ficou preso na Rua Lourival de Almeida por conta do lamaçal. No dia seguinte, dois carros também ficaram atolados em pontos diferentes.
“Poderia ir um pouquinho mais rápido essa obra, porque cada passo que eles dão, a Sanasa tem que vir, porque está entupindo e muito barro, muita terra. As crianças não conseguem ir para a escola porque atolam o pé, escorrega, cai. Se a gente precisar de uma ajuda, não tem como vir, porque não passa, não passa de jeito nenhum”, relata a dona de casa Amanda Silva.
Apesar da sinalização na área principal da obra, placas em ruas adjacentes foram levadas pela chuva, segundo os moradores. Vale destacar que o Jardim Itaguaçu é a comunidade urbana com mais moradores entre as 118 mapeadas pelo Censo 2022 em Campinas, totalizando 12,5 mil habitantes.
Moradores reclamam há anos de transtornos no Jardim Itaguaçu, em Campinas
Reprodução/EPTV
O que está sendo feito?
A obra prevê a pavimentação e drenagem de três ruas:
Lourival de Almeida;
Estevão Guedes; e
Gerônimo Mendonça.
O projeto inclui a instalação de galerias pluviais, uma demanda antiga dos moradores. A promessa de asfalto foi feita há quase dois anos, mas em dezembro de 2023, as vias ainda tinham buracos, pedras espalhadas e manilhas de concreto.
As obras chegaram a ser iniciadas pela Rua Lourival de Almeida, mas foram paralisadas após a empresa responsável desistir do contrato. A Prefeitura contratou uma nova empresa, que tem até janeiro de 2026 para concluir os trabalhos.
“Nós vamos terminar a drenagem agora no próximo mês de maio, que é o pior ponto, que é onde dá esse transtorno todo. Na sequência nós vamos começar a pavimentação e vamos fazer um esforço para trazer um pouco antes de janeiro, que é o ideal para todos”, afirma o secretário municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro.
Nova empresa tem até janeiro de 2026 para concluir os trabalhos no Jardim Itaguaçu
Reprodução/EPTV
O que diz a Emdec?
Em nota, a Emdec informou que a linha de ônibus 194, que passa pela Rua Lourival de Almeida, precisou sofrer alterações devido à obra. Segundo a empresa, o itinerário foi ajustado, mas a linha ainda atende o início do bairro, onde o ônibus consegue chegar, seguindo um trajeto alternativo.
Na terça-feira (1º), a Emdec realizou um novo ajuste no itinerário. A mudança ampliou o serviço no Jardim Itaguaçu II, atendendo as ruas Joel Martins dos Santos e Dois, em ambos os sentidos. Com isso, três novos pontos de parada foram disponibilizados em cada direção dessas vias.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.