
Durante o período de reprodução dos caranguejos é proibida a captura e a comercialização do crustáceo. Período de defeso do caranguejo-uçá termina na próxima semana
Elimarcos Sacramento/Redemar Brasil
A proibição, que estipula multa que pode chegar a R$ 100 mil, é regulamentada por uma portaria do Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA). Em Alagoas, o período de defeso do caranguejo-uçá teve início no dia 30 de dezembro de 2024.
O MPA ressalta que durante esse período é necessário proteger o ciclo reprodutivo da espécie, essencial para o equilíbrio ecológico dos manguezais e para a sustentabilidade das comunidades que dependem da pesca artesanal.
captura
transporte
beneficiamento
industrialização
comercialização
Fique informado sobre o defeso do caranguejo-uçá
Para entender melhor a proibição é preciso entender o que é o defeso do caranguejo-uçá. Nesse período, os caranguejos saem das tocas em busca de um par para garantir a reprodução. Esse evento natural ocorre no ritmo das marés e é fundamental para a perpetuação da espécie.
A captura dos caranguejos nesse período pode comprometer o processo reprodutivo, além de afetar o equilíbrio do ecossistema.
“Geralmente, a gente não pensa na função desse caranguejo na natureza, mas ele funciona como um verdadeiro engenheiro dos manguezais. Sem eles, o manguezal seria um caos total”, disse a engenheira de pesca do IMA, Lays do Nascimento.
Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo-uçá
nrjmelvint / iNaturalist
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL