Mais de 4,5 mil famílias da região podem pedir kit de antena parabólica digital de graça; TV Globo desliga sinal no domingo


Saiba como beneficiários do CadÚnico podem receber equipamento. Prazo final para pedir instalação gratuita termina em 30 de junho. Parabólicas antigas precisam ser substituídas para manter sinal de transmissão
Divulgação
Telespectadores que ainda têm parabólica “tradicional” precisam substituir os equipamentos para continuar acompanhando a programação. A TV Globo, por exemplo, vai desativar o sinal dos transmissores antigos neste domingo (30). Entre 31 cidades da região de São Carlos (SP), 4.532 famílias devem regularizar a situação de graça (veja os detalhes abaixo).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Moradores de menor renda que ainda usam a parabólica “tradicional”, aquela grande e cheia de furinhos, podem ter acesso ao kit gratuito com a parabólica digital. O novo equipamento é bem menor e sem furos.
A Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, oferece instalação grátis para apoiar a população durante essa transição.
O prazo para pedir a instalação gratuita termina em 30 de junho, às 20h, para quem estiver inscrito no CadÚnico, um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. O agendamento pode ser feito por esse link ou pelo telefone 0800 729 2404.
A Siga Antenado enviou ao g1 dados sobre situação das parabólicas em 31 cidades da região de São Carlos. Veja a seguir:

IMPORTANTE: Moradores de cidades que não aparecem na lista podem fazer a solicitação se estiverem inscritos no CadÚnico.
Mais notícias da região:
CONDENAÇÃO: Pai que deixou bebê cega e com paralisia cerebral após agressão é condenado a 26 anos de prisão
ACIDENTE DE TRABALHO: Falha em maquinário causou morte de jovem prensado durante limpeza em Rio Claro, diz laudo
Evolução
Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, essa mudança traz avanço de infraestrutura. “A liberação da faixa de frequência da parabólica tradicional é essencial para a implantação do 5G no país sem interferências. Esse é um processo previsto no edital da Anatel e que está sendo executado de forma a minimizar impactos para a população”, explicou.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que “a troca para a parabólica digital melhora a experiência do telespectador”, já que vai ser ampliada a oferta de canais (140 ao todo, entre regionais e nacionais) e os recursos de som e imagem terão mais nitidez.
Sinal de transmissão da antena parabólica será desligado em março
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.