
Primeiro concurso público do órgão estadual deve contar com 180 vagas para cargos de analista ambiental, analista administrativo e fiscal ambiental Sede do Idema vista de cima, em Natal
Idema/Divulgação
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que definiu a banca organizadora do primeiro concurso público para cargos efetivos no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
A entidade escolhida foi o Instituto AOCP, o qual vai ficar responsável pela aplicação das provas objetivas e discursivas, assim como a avaliação de títulos e a análise dos recursos e processamento dos resultados.
Segundo o governo do estado, a expectativa é de que o edital seja lançado em até 30 dias. Em agosto de 2024, o Executivo anunciou que o edital teria 180 vagas: 113 vagas para Analista Ambiental, 27 para Analista Administrativo e 40 para Fiscal Ambiental.
O extrato de contratação foi publicado, na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pela condução do concurso junto ao Idema.
A partir da homologação do contrato, vão ser iniciados os trâmites processuais pela banca, dentre eles anunciado o cronograma do certame.
Desde a criação do Idema, em 1974, nunca foi realizado nenhum concurso para provimento do quadro efetivo do órgão. Atualmente, a instituição é composta, em sua maioria, por agentes temporários com atuação nas atividades de fiscalização e licenciamento ambiental.
Os cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Fiscal Ambiental foram criados a partir da publicação da Lei Complementar Estadual nº 751/2024, de 18 de abril de 2024.
Abertura de 100 mil vagas em concursos públicos incentiva concurseiros
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN