Após mais de um mês de problemas no abastecimento, governador do PR pede desculpas a moradores que ficaram dias sem água em Ponta Grossa


Durante obras para tentar resolver o abastecimento, Sanepar teve problemas com reposição de adutoras e com isso houve um atraso na normalização do fornecimento que estava prevista para acontecer nesta quinta-feira (20), segundo o governador. Governador do Paraná pede desculpas após mais de um mês sem água
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), pediu desculpas aos moradores de Ponta Grossa, cidade dos Campos Gerais, pelas situações de falta de abastecimento de água que a população vem enfrentando há mais de um mês. O serviço é ofertado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), empresa que tem como maior acionista o Governo do Estado.
“A gente pede desculpas, em nome da Sanepar, em nome desse transtorno que lamentavelmente tem acontecido na cidade de Ponta Grossa. A gente sabe que é muito difícil ficar horas sem água – já é muito ruim, imagine ficar dias”, afirmou Ratinho Júnior, em entrevista à RPC.
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Ponta Grossa tem mais de 372,5 mil habitantes e a maioria deles ficou com as torneiras secas desde domingo (16), após o início de obras que visam resolver o problema de fornecimento que começou em fevereiro. Saiba mais abaixo.
A falta do recurso hídrico encanado provocou o fechamento de estabelecimentos comerciais, o cancelamento do expediente de órgãos públicos, como da Prefeitura e da Câmara Municipal, a dispensa de alunos de escolas, o adiamento de cirurgias em hospitais e moradores formando filas formadas em bicas para ter acesso a água.
A Sanepar deu a previsão que a situação se normalizaria até esta quinta-feira (20), mas moradores de diversas regiões do município ainda ficaram sem água. De acordo com o governador, na manutenção, a empresa teve problema na reposição de adutoras.
“Isso aconteceu devido a uma manutenção da Sanepar. Uma adutora que acabou tendo problema em uma peça, foi feita a reposição e na reposição tivemos outros problemas. A adutora dois, que era para ser colocada em agosto, foi antecipada para justamente tentar amenizar , mas também tivemos um problema técnico lá. Ontem já começou a voltar a água, mas o que acontece? A água não pode voltar de uma vez, porque senão os canos não aguentam a pressão. Então a Sanepar tem que ir soltando essa água conforme vai aguentando”, explicou o governador.
À RPC, o governador também reforçou as justificativas da empresa, afirmando que os cortes se deram em decorrência do aumento de consumo de água durante uma onda de calor e a problemas técnicos enfrentados nas obras emergenciais que visavam ampliar a capacidade de tratamento da água da companhia. Ele ainda disse que a Sanepar terá que reparar todos os danos causados à população.
“A Sanepar vai ter que reparar todo esse dano nesses dias, não havendo corte, não havendo a cobrança. Isso está sendo construído também com o Ministério Público, pois nós precisamos desse aval também da área jurídica e automaticamente voltando agora e amenizar esse problema”, complementou ele.
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Um mês de problemas
Moradores fizeram fila em bica d’água em Ponta Grossa
RPC
Os problemas frequentes no abastecimento de água em Ponta Grossa iniciaram há mais de um mês.
No dia 13 de fevereiro a Sanepar iniciou uma série de manobras de redução de abastecimento no município, deixando regiões sem água por horas ou dias.
Na época, a justificativa foi que havia água nos reservatórios, mas a companhia não estava dando conta de fazer o tratamento devido ao aumento do consumo durante a onda de calor registrada na cidade e em todo o país.
Desde então, a Sanepar vem fazendo obras emergenciais para ampliação do sistema e deixando bairros sem água durante as manobras adotadas.
Governador do Paraná pede desculpas por falta de água há mais de um mês em Ponta Grossa
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