
Caminhão atingiu e derrubou passarela de pedestres em Cubatão (SP) após o motorista esquecer de puxar o freio de mão. A rodovia ficou quase 12 horas interditada. Congestionamento na Rodovia Anchieta na sexta-feira (14)
Reprodução/TV Globo
O acidente envolvendo um caminhão que atingiu e derrubou a passarela sobre a Via Anchieta, em Cubatão (SP), levantou um debate sobre os acessos à Baixada Santista e a necessidade de maior atenção no trânsito. Em entrevista ao g1, o especialista em mobilidade urbana Rafael Pedrosa destacou que “qualquer incidente” na rodovia tem um impacto direto na região, dada a dependência do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) para o fluxo de veículos.
Um caminhão atingiu a passarela do km 52 da Via Anchieta na noite de quinta-feira (13), causando a queda da estrutura e bloqueando completamente a via por quase 12h.
Segundo o motorista, o acidente ocorreu após ele descer do veículo, sem puxar o freio de mão, para conversar com um caminhoneiro que havia batido e quebrado o retrovisor do seu caminhão.
Segundo Rafael, pelo SAI passa grande volume de cargas em direção ao Porto de Santos e também um alto fluxo de veículos de porte, como ônibus fretados e vans que transportam trabalhadores entre a região e a capital.
“Pessoas que vão e vêm a pretexto de trabalho e a carga usam exclusivamente essa via. Então, qualquer coisa que ocorra nela vai trazer, porque ela é muito sensível, um impacto direto à nossa região”, disse ele.
Em entrevista ao g1, o gerente de operações rodoviárias da Ecovias, Fernando Ferreira, afirmou que a Via Anchieta é especialmente sensível devido ao alto volume de veículos que circulam diariamente.
Ele ressaltou que o acidente não pode ser considerado um evento único. “Eu não concordo com ser um fato isolado. Toda a rodovia é preparada, ela segue normativa de construção, de ambientes que protegem todo o nosso ativo. É fato que existe uma parcela muito importante que é a conscientização do motorista em situação de direção”, disse.
Fernando destacou que estruturas como passarelas devem seguir normas específicas de segurança.
“Ao longo do tempo nós já tivemos outras situações, sim, e aí cada um teve uma dinâmica. Mas é fato que as passarelas seguem uma normativa, têm uma altura de projeto, uma altura que também é regulamentada pelo próprio DER [Departamento de Estradas de Rodagem]”, disse.
Impactos e vulnerabilidade
Carreta derruba passarela de pedestres na Via Anchieta, na altura de Cubatão (SP)
Diego Bertozzi/TV Tribuna
Para Rafael, os impactos de ocorrências como essa, que interrompem o fluxo de pessoas por longas horas, afetam tanto a economia quanto a qualidade de vida de quem depende do sistema.
Ele acredita que o problema poderia ter sido evitado se o condutor tivesse procurado um local mais seguro e plano para conversar com o outro caminhoneiro e, assim, resolver a situação de maneira adequada.
“Por parte da concessionária, talvez pudesse ensejar um melhor isolamento de construção civil mesmo, para reforço desse pilar, ou que esse pilar ficasse fora do acesso ao local onde veículos podem transitar”, afirmou.
Segundo ele, os moradores da região também estão vulneráveis, pois há residências muito próximas às margens da rodovia. Por esse motivo, as passarelas são essenciais e necessárias, oferecendo segurança tanto para os pedestres quanto para os moradores locais.
“A demanda que vem das passarelas vem do fato de [que] a falta de planejamento urbana, ocupação territorial, permitiu que as comunidades fossem crescendo nessas áreas que são notadamente de risco. E por óbvio, acabam colocando esses desafios logísticos”, disse.
Responsabilidade
Via Anchieta ficou interditada após carreta derrubar passarela em Cubatão, SP
TV Tribuna/Reprodução
Levando em conta a existência de campanhas de conscientização para os usuários do SAI, segundo Fernando, a concessionária trabalha em algumas dimensões: na fiscalização, na parte de engenharia e na parte educativa.
“É fato que nós estamos numa rodovia bastante sensível, nós temos mais de 10 mil veículos comerciais descendo obrigatoriamente pela Rodovia Anchieta”, disse Fernando.
O gerente de operações rodoviárias da Ecovias destacou que a dinâmica do acidente ainda é apurada junto à polícia e que a concessionária disponibilizou as informações necessárias à corporação.
Vídeo
Vídeo mostra momento em que caminhão bate e derruba passarela na Via Anchieta
Um vídeo mostra o momento em que o caminhão bateu e derrubou uma passarela de pedestres no km 52 da Via Anchieta, em Cubatão (SP), na noite de quinta-feira.
Nas imagens de monitoramento, obtidas pela repórter Yasmin Braga, da TV Tribuna, afiliada da Globo, é possível ver o momento em que o caminhão amarelo acertou a estrutura, levando-a a ceder e causando um forte estrondo. Também é possível ver um grande volume de fumaça branca (assista acima).
Segundo o motorista que causou o acidente, a batida ocorreu após ele descer do veículo, sem puxar o freio de mão, para conversar com um caminhoneiro que havia batido e quebrado o retrovisor do automóvel dele.
De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o SAI, o caminhão levava um contêiner com 25 toneladas de polietileno [material termoplástico].
O que diz o motorista?
Passarela da Anchieta caiu após motorista descer de carreta e não puxar freio de mão
Um vídeo obtido pelo g1 mostra o motorista relatando o que havia acontecido para testemunhas após a queda da passarela de pedestres. Ele disse que desceu do veículo para pegar os dados de um motorista que havia colidido na lateral da carreta e quebrado o retrovisor do veículo.
“Ele pegou para tirar foto da minha habilitação, e eu tirar da dele. Quando eu olhei, ele disse: olha o caminhão andando”, lamentou o homem, dizendo que o veículo atingiu a carreta sozinho.
A carreta que causou o acidente é da frota da Marimex, que confirmou a identidade do motorista que aparece nas imagens. Em nota, a empresa informou que está colaborando com as autoridades para investigar as causas e tomar todas as providências necessárias.
Ele também contou à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que esqueceu de puxar o freio de mão ao desembarcar da carreta. O nome do homem não foi divulgado pela empresa em que ele trabalha nem pela Artesp.
Segundo a Artesp, o motorista parou em uma área de acostamento para conversar com o outro caminhoneiro. Ele desceu do veículo, que estava vazio, e não puxou o freio de mão. A área é de declive e, portanto, a carreta desceu até bater na passarela.
De acordo com a Agência, o motorista estacionou em uma área de acostamento para conversar com outro caminhoneiro. Ele desceu do veículo, que estava vazio, e esqueceu de puxar o freio de mão. Por se tratar de uma área com declive, a carreta se movimentou sozinha e bateu contra a passarela.
A Artesp informou que mantém monitoramento constante e acompanha as ações em andamento por parte da concessionária, que estão sendo realizadas para a normalização da operação ao tráfego. “A Agência já acionou a concessionária para esclarecimentos e alinhamento de medidas operacionais”.
Motorista de carreta que derrubou passarela de pedestres falou sobre acidente na Rodovia Anchieta, SP
Redes sociais e Diego Bertozzi/TV Tribuna
Fotos
Carreta derruba passarela de pedestres e interdita Via Anchieta em SP
Diego Bertozzi/TV Tribuna
Carreta colide contra passarela, que cede e bloqueia rodovia que liga o litoral a capital paulista
Artesp CCI
Carreta derruba passarela de pedestres e interdita Via Anchieta em SP
Diego Bertozzi/TV Tribuna
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