Unicamp lança vestibular exclusivo para estudantes refugiados


Inscrições gratuitas para as 45 vagas em 26 cursos de graduação serão realizadas pela internet a partir de 10 de abril. Processo é para estudantes que já estejam cursando ou tenham concluído uma graduação. Uma das entradas do campus da Unicamp em Campinas
Antoninho Perri / Unicamp
A Unicamp anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), um vestibular exclusivo para estudantes estrangeiros refugiados ou em situação de risco no país de origem. A inscrições gratuitas para as 45 vagas em 26 cursos de graduação serão realizadas, pela internet, de 10 a 30 de abril. O processo seletivo ainda contempla migrantes beneficiários de políticas humanitárias do governo brasileiro.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), o vestibular será oferecido pela primeira vez pela instituição de forma online. A inscrição é exclusiva para estudantes que preenchem o perfil e já estejam cursando ou tenham concluído uma graduação. Ou seja, não é voltado para candidatos de Ensino Médio.
No momento do cadastro, o candidato deve escolher uma opção de curso e indicar se fará a prova em espanhol, inglês ou português.
Como será o vestibular?
O processo seletivo acontece em duas fases de caráter eliminatório e classificatório. A primeira será provas de leitura e interpretação de texto, conhecimento específicos e redação no dia 18 de maio, às 14h. Já a segunda é uma análise de compatibilidade curricular. Veja detalhes:
Prova de leitura, interpretação de texto e conhecimento gerais: oito questões objetivas de leitura e interpretação.
Prova de conhecimentos específicos: 12 questões objetivas relativas à área específica do curso escolhido na inscrição (Ciências Humanas/Artes ou Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biolõgicas)
Redação: produção textual de 1,4 mil caracteres a 2,8 mil caracteres.
Os candidatos terão no máximo três horas para a realização das duas provas e deverão se conectar ao ambiente virtual às 13 horas (horário de Brasília), para eventual suporte de questões técnicas necessárias para realizar o exame.
Para a fase de análise curricular, será convocado um número equivalente a três vezes o número de vagas no curso. A lista de candidatos será divulgada no dia 2 de junho e os selecionados precisam enviar digitalmente a documentação entre os dias 3 e 6 de junho.
A análise de compatibilidade de currículo compete à comissão de graduação do curso pretendido e os critérios vão constar no edital, que ficará disponível no site da Comvest. No mesmo período, os candidatos deverão enviar, também, a documentação comprobatória da situação de refúgio ou risco.
Rotatória de acesso à Unicamp, em Campinas
Antonio Scarpinetti/Unicamp
Matrículas
A lista de convocados para matrícula será divulgada em julho. Os estudantes poderão escolher ingressar na Unicamp no segundo semestre deste ano, como aluno especial da disciplina de lingua portuguesa para estrangeiros, para depois começar a fazer o curso escolhido no primeiro semestre de 2026.
A Unicamp recomenda aos aprovados não cancelarem a matrícula em sua instituição de ensino original antes da efetivação da matrícula na universidade brasileira.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.