Empresas de internet e bancos no topo: veja ranking de reclamações do Procon Campinas em 2024


Órgão de defesa realizou, no total, 112.133 atendimentos durante o ano, sendo eles presenciais, eletrônicos e telefônicos. Divulgação aconteceu nesta terça-feira (12). Unidade do Procon, em Campinas
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Campinas (SP) divulgou, nesta terça-feira (12), o ranking das empresas e segmentos que mais receberam reclamações dos consumidores em 2024.
O levantamento aponta que as empresas que mais causaram insatisfações dos clientes são dos setores de internet, TV e telefonia, mas na análise por segmento, os grupos bancários foram os mais reclamados (confira os detalhes abaixo).
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O órgão de defesa realizou, no total, 112.133 atendimentos durante o ano, sendo eles presenciais, eletrônicos e telefônicos. A divulgação da pesquisa marca o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, que será celebrado neste sábado (15).
👇 Confira, abaixo, veja as listas de EMPRESAS e SEGMENTOS mais reclamados:

O segmento bancário seguiu à frente do ranking, ocupando o primeiro lugar. Em seguida, vem o comércio eletrônico e, na terceira posição, o cartão de crédito.
Empresas financeiras, que antes ocupavam o quinto lugar, ficaram em quarto em 2024. Já telefonia móvel desceu para a quinta posição do ranking. A relação completa pode ser conferida pela internet.
Empresas com mais reclamações em 2024

Já na análise por empresa, assim como em 2023, as que mais receberam reclamações foram as de telefonia móvel, internet e TV. Elas seguem na primeira posição do ranking.
A Claro/Net Campinas/Embratel segue liderando o ranking de reclamações anual desde 2016, primeiro ano do relatório.
O g1 pediu uma posição à companhia e às outras empresas que aparecem nas primeiras posições do ranking. O levantamento do Procon mostra as 10 mais reclamadas e a relação completa pode ser conferida pela internet.
Principais motivos das reclamações
O relatório do Procon apontou que entre os principais motivos das reclamações, estão:
cobrança abusiva
descumprimento de oferta
vício de serviço
ausência de informações
vício de produto
O ranqueamento sofreu mudanças entre 2023 e 2024. A cobrança abusiva, por exemplo, passou do segundo lugar para o primeiro. Já o vício de produto que que estava em quarto foi para quinto lugar.
Essa classificação foi realizada de acordo com o artigo do Código do Consumidor (CDC) que a empresa descumpriu e no qual se baseou a reclamação.
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