Ex-vereador de Mucurici é preso suspeito de abusar de pelo menos 16 crianças no ES


Ele foi preso no interior de São Paulo, pois havia fugido depois de saber que havia sido denunciado. O advogado do suspeito disse que ele nega todas as acusações. Ex-vereador de Mucurici, no Norte do ES, é preso por abuso sexual
Um ex-vereador de Mucurici foi preso no interior de São Paulo, nesta quinta-feira (12), suspeito de abusar sexualmente de pelo menos 16 crianças na cidade. Segundo a polícia, Deusdete Gomes da Silva, de 60 anos, é professor e até o início deste mês trabalhava no laboratório de informática de uma escola, onde cometeu alguns desses crimes. Ele negou as acusações.
Uma das mães que denunciou o crime contou que a filha tem nove anos e que relatou ter sido abusada no laboratório de informática.
“Ele pegou ela, colocou no colo, apertou o bumbum dela e passou a mãozinha nela. Minha filha passou por uma coisa que eu queria que criança nenhuma passasse”, contou a mãe, que preferiu não se identificar.
A filha de uma servidora pública também contou que foi uma das vítimas de Deusdete. “Ela contou que um dia levantou para sair do laboratório de informática e ele veio e abraçou ela por trás. Ela disse que ele apertou e esfregou, que sentiu as partes íntimas dele se esfregando nela”, disse.
Uma outra moradora também denunciou que a filha foi abusada pelo ex-vereador, mas desta vez o caso aconteceu dentro da casa dele.
“Ela chegou pra mim chorando muito, entrou em desespero, chorando, chorando. Eu falei que não ia brigar com ela, pedi que ela me contasse como tinha acontecido e quando, e ela me disse que já tinha um ano que tinha acontecido, que ele tinha passado a mão na perna dela e queria encostar nas partes íntimas”, disse.
Estes casos, segundo as mães, vinham acontecendo há mais de um ano, mas só foram descobertos no fim do mês passado. Desde então, pelo menos 16 crianças e adolescentes foram identificadas como possíveis vítimas do abusador.
No dia 3 de julho, um promotor do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) encaminhou o processo à Justiça. Dois dias depois, o juiz determinou a prisão preventiva de Deusdete, que fugiu para uma cidade no interior de São Paulo.
Nesta quinta-feira (12), o suspeito foi preso no distrito de Perus, em São Paulo. “Ele foi localizado na cidade de São Paulo, na casa de um parente, e por meio de identificação, chegamos à localização dele e com a colaboração da polícia local, conseguimos prendê-lo”, disse o delegado Wesley dos Santos.
A primeira denúncia
A autônoma Valdirene Ana de Jesus não tem filhos, mas conhece algumas das vítimas. Foi ela que denunciou Deusdete ao Ministério Público e comemorou a prisão.
“É uma sensação de vitória, uma de muitas outras que virão, porque as nossas crianças representam a nossa sociedade de amanhã. Se nós hoje não zelarmos por elas, quem vai zelar? Amanhã eu não quero uma sociedade frustrada, de crianças e adolescentes frustrados por terem sido caladas, por medo de denunciar”, falou.
Até agora, 11 casos foram registrados e outros 5 identificados, mas o delegado acredita que mais vítimas possam aparecer.
“Os relatos que nos chegam são de pessoas que estão se organizando para a vir a delegacia para serem ouvidas, então parece que a princípio esse número tende a crescer”, falou.
Defesa de Deusdete
O advogado do ex-vereador, Jucimar Viana Pinto, nega as acusações. “Ele nega com veemência as acusações que estão sendo feitas, e espera que a justiça seja feita”, declarou.
A defesa também informou que vai pedir a transferência dele para Mucurici. O ex-vereador ainda se encontra em um presídio em São Paulo.
Ex-vereador de Mucurici foi preso suspeito de abusar sexualmente de crianças
Reprodução/TV Gazeta
Adicionar aos favoritos o Link permanente.