Banda criada no AC participa de disputa para abrir shows no Lollapalooza 2025: ‘Oportunidade de verem nosso trabalho’


Banda Dkukas participa da primeira etapa, que é a votação do público, e precisa ficar no top 50 para participar da avaliação dos auditores, onde uma banda será escolhida para tocar no festival. Banda Dkukas foi criada no Acre, por um acreano e em 2016 saiu em turnê pelo Brasil
Arquivo pessoal
A banda Dkukas, criada no Acre e com integrantes de Rondônia e Mato Grosso do Sul, concorre ao voto popular do concurso da Rádio Rock 89, lançado para que uma banda de música alternativa toque no festival de música Lollapalooza 2025, que ocorre em março. Nesta primeira etapa, as 50 bandas mais votadas vão para a segunda etapa onde serão avaliadas por auditores.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Dkukas é composta por quatro integrantes: Maelson Cardoso, que é o vocalista, compositor, guitarrista e CEO do projeto, a baterista Ellô Moura, que também é cajonista, e também fundadora do projeto, Lara Kell, vocalista, compositora, tecladista e back vocal, e Luciano Armstrong, guitarrista.
A banda mantém uma presença ativa nas redes sociais, incluindo uma conta no Instagram com 49 mil seguidores. No YouTube, a Dkukas disponibiliza vídeos de suas performances, como “Velho Ditado” que já ultrapassou 1 milhão de visualizações, e músicas como: “Meu Quarto”, “Vai tudo bem”, “Na na oh”, e agora trabalham no novo disco, já em São Paulo, que vai se chamar “ Carmal”.
A votação para impulsionar a banda no top 50 termina no próximo domingo (2). Para votar na Dkukas, é só acessar o link e fazer um rápido cadastro no site do concurso.
“Fazemos quase três shows por semana, totalizando quase doze shows por mês. E foi assim que a gente teve a oportunidade de se inscrever para o concurso. Agora estamos no topo das cinquenta bandas, até então. A nossa intenção é terminar essa votações sendo um das cinquenta bandas mais votadas para a gente poder ter a oportunidade de ser ouvido pelos auditores”, diz Maelson Cardoso, CEO do projeto, em entrevista ao g1.
Em 2018 e 2019, a banda participou do festival EDP Live Bands Brasil e ficou entre as bandas mais votadas. Durante essa oportunidade, também apresentaram as músicas para a gravadora Sony Music Brasil e para vários jurados.
O concurso da Rádio Rock 98, da região metropolitana de São Paulo, intitulado: “Temos Vagas – Lollapalooza”, é uma disputa de música dirigido a candidatos de todo território nacional, que poderiam participar após se inscrever, obedecendo as normas, condições e prazos. Uma das regras é que só poderiam participar artistas com músicas autorais.
Banda acreana Dkukas se apresenta também na Avenida Paulista, em São Paulo
Trajetória
Cardoso também deu detalhes sobre a trajetória da banda que, em março de 2025, completa 10 anos. O estilo musical da Dkukas mistura o indie rock, MPB e rock alternativo. Segundo ele, tudo começou quando ele ficou em 2º lugar em um festival do Serviço Social da Indústria (Sesi) como compositor de uma canção.
“E aí dali então peguei asas para poder fazer composições e criar uma banda. Em 2013, participei de um concurso para compor uma música para a Copa do Mundo, que ia ser interpretada pelo Ricky Martin, e aí representei o Acre. Foi daí então que eu peguei fôlego e construí a banda Dkukas”, explica ele.
Maelson conta que, inicialmente, a banda foi composta por ele e Ellô Moura e os dois decidiram já pegar a estrada, iniciando a caminhada por Rondônia. No estado vizinho, a banda se apresentou oficialmente pela primeira vez.
Ao chegarem em Cacoal, ainda em Rondônia, os dois conheceram Lara Kell, que se tornou a outra vocalista da banda. Os três decidiram continuar a caminhada e partiram para o Mato Grosso do Sul.
Maelson Cardoso pretende voltar ao Acre para ajudar bandas iniciantes
Arquivo pessoal
“A gente chegou em Campo Grande em 2017. E lá a gente também trabalhou bastante, foram quase cinco anos. Gravamos dois CDs e desses dois, surgiram vários clipes. Inclusive tem um clipe chamado ‘Velho Ditado’, que tem mais de 1 milhão de visualizações, que a gente alcançou em plena pandemia”, disse ele.
Posteriormente, a banda ficaria completa com o guitarrista Luciano Armstrong, que o grupo conheceu em Campo Grande. Para ter melhores oportunidades artísticas, o quarteto decidiu migrar para a cidade de São Paulo, onde já estão há quase dois anos. Para agregar ainda mais ao som deles, o baixista João Nogueira participa de apresentações em festivais.
Futuro
O criador da Dkukas expõe que a intenção da banda é de, futuramente, fazer projetos orientando novos artistas do Acre. Eles já estão há nove anos em turnê, desde 2016 e cita ainda que a banda tem o selo de autenticidade do Instagram, conquistado em 2019, bem como o selo do YouTube.
“Tudo isso para uma banda independente é uma grande conquista. Em 2022 a gente ficou no topo do Spotify, até que entramos numa playlist oficial com a música “Temporal”. Queremos poder pegar todo esse conhecimento que adquirimos nesses anos de estrada, levar para Rio Branco e orientar os novos talentos”, fala.
O artista ainda planeja retornar ao estado com material suficiente para ajudar novos artistas.
“A nossa intenção é retornar ao Acre e fazer uma espécie de workshop, selecionar algumas bandas, proporcionar algo para as bandas, como gravar músicas, clipes e dizer ‘olha, a gente tem voz'”, afirma.
Música da banda Dkukas atingiu mais de 1 milhão de visualizações
Arquivo pessoal
Lollapalooza 2025
O Lollapalooza será entre os dias 28, 29 e 30 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Dos mais de 70 artistas, 17 deles apresentarão pela primeira vez no Brasil: Olivia Rodrigo, Tool, Tate McRae, Teddy Swims, Parcels, Benson Boone, Wave to Earth, Fontaines D.C., Michael Kiwanuka, Girl in Red, The Marías, Barry Can’t Swim, Nessa Barrett, Artemas, Inhaler e Neill Frances.
Entre as atrações brasileiras, os destaques são o Sepultura, com sua turnê de despedida; artistas solo em ascensão como Drik Barbosa, Marina Peralta e Jão; e bandas já acostumadas ao circuito de festivais brasileiros como Terno Rei, Jovem Dionísio e Dead Fish.
A parte eletrônica e dançante do line-up segue forte, como em edições anteriores do festival. O duo de produtores Tropkillaz, o DJ superstar russo Zedd, a belga Charlotte de Witte e o holandês San Holo são destaques.
Lollapalooza anuncia todas as atrações para evento em 2025
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.