Com 107 anos de história, Banda 29 de junho volta à programação da folia em Alter do Chão


Músicos prometem agitar a programação carnavalesca entre os dias 1º a 4 de março, na orla da vila. Formação atual da Banda 29 de Junho
Ascom Semc / Divulgação
Na vila de Alter do Chão distante 37km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará, uma das atrações do carnaval 2025 será a Banda 29 de Junho, o conjunto musical mais antigo do município e região, ainda em atividade. Com 107 anos de existência, a bands promete agitar a programação carnavalesca entre os dias 1º a 4 de março, na orla da vila, às 16h45, com muita marchinha, samba e frevo no repertório.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O retorno da banda ao carnaval da vila foi uma articulação da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Comunitário de Alter do Chão. Em 2025, a Semc realiza o Circuito Tapajônico de Carnaval, que tem como uma de suas marcas o resgate de tradições.
“Vamos fazer um arrastão do Centro do Mestre de Carimbó Chico Malta até a Praça 7 de Setembro, que era um cortejo que a banda fazia em antigos carnavais e faz sempre na época do círio em Alter do Chão. Esperamos que a tradição permaneça, que os turistas gostem e que o povo de Santarém e o povo Borari goste. Que possamos estar presente também em carnavais vindouros”, ressaltou Jarlio Lobato, um dos integrantes.
Banda 29 de Junho promete animar os foliões em Alter do Chão
Ascom Semc / Divulgação
História
Tudo começou em setembro de 1918, quando o professor Juvêncio Morais de Navarro Filho expressou seu desejo em montar uma escola de música em Alter do Chão. Com o apoio de moradores da vila, o sonho começou a virar realidade a partir da aquisição de instrumentos musicais usados, mas que estivessem em boas condições. Não faltaram interessados em se matricular.
Após 5 anos, em 1923, o professor Navarro mudou-se de Alter, mas deixou plantada uma semente que ainda rende frutos. A paixão pela música foi transmitida de geração em geração até os dias atuais. Outros grupos musicais se formaram, mas nenhum com a longevidade da Banda 29 de junho.
José Alfredo Branco é o mais antigo em atividade na banda
Arquivo pessoal
José Alfredo Branco é o mais antigo em atividade do conjunto. Autodidata, o músico tem 76 anos, dos quais 50 ele dedicou à arte musical.
“A gente mantém essa turma para tocar quando é necessário, principalmente, nos festejos da vila. A música já me levou a diversas cidades e tenho muito orgulho de participar da banda”, destacou Alfredo.
O gosto pela música vai se perpetuando na família. Um filho e um neto fazem parte da formação da banda e seguem a tradição. Alessandro Branco, neto do seu Alfredo começou a tocar por meio de uma brincadeira. Ele resolveu homenagear o avô em um aniversário tocando o famoso parabéns para você no saxofone.
Formação antiga da Banda 29 de Junho
Arquivo pessoal
“Comecei a tocar para fazer uma surpresa a ele. Cheguei, toquei e desde então sigo tocando. É importante dar seguimento na banda para as futuras gerações e vamos com esta missão”, concluiu Alessandro.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.