Estudante do interior de SP ganha bolsa de estudo em faculdade comunitária dos Estados Unidos


Israel Nascimento de Oliveira, de 21 anos, conta como foi a seleção e qual a expectativa para essa nova experiência. Jovem é aluno da Fatec Pompeia (SP) e vai participar de curso na área de agronegócio nos EUA. Israel Nascimento de Oliveira, de 21 anos, é estudante da Fatec Pompeia (SP) e foi selecionado para um intercâmbio nos Estados Unidos
Arquivo pessoal
Muitos jovens desejam estudar fora do Brasil, mas poucos conseguem transformar esse sonho em realidade. Israel Nascimento de Oliveira, de 21 anos, estudantes do curso de mecanização em agricultura de precisão da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”, está prestes a viver essa experiência.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O jovem foi um dos oito estudantes selecionados no estado de São Paulo para o Programa Community College Initiative (CCI), que oferece bolsas de estudo em faculdades comunitárias norte-americanas para estudantes de diversos países. O projeto foi criado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Israel conta que a oportunidade surgiu por meio de um grupo de anúncios da faculdade, mas que foram necessários esforço e dedicação.
“Tem um grupo de anúncios de representantes no qual diariamente ou semanalmente a gente recebe informações que são para serem passadas para os alunos. Então, nesse meio tempo, foi passada por meio da coordenação essa oportunidade. Eu sou representante de turma, cheguei a mandar no grupo lá e um amigo meu veio e falou assim: ‘Israel, essa é uma ótima oportunidade, recomendo a inscrição’. Fui procurar o coordenador também e ele falou: ‘Cai dentro, é uma oportunidade muito boa, deixa passar não’.”
Processo seletivo
O processo seletivo envolveu análise de histórico escolar e uma entrevista em inglês, na qual ele conseguiu passar tranquilamente, já que é fluente na língua.
Quando soube da aprovação na seleção, Israel ficou feliz, porém preocupado, já que iria sair do país e, para ele, isso é algo desafiador. Mas, com o apoio dos pais e da namorada, ficou animado com a oportunidade.
O estudante conta que ainda não sabe para onde vai, mas já sabe o que irá estudar: “Eu não sei ainda para onde vou, nem para qual faculdade, qual estado, mas eu sei que vou cursar agronegócio e gestão de produção no princípio”, diz.

A experiência internacional será na área de agriculture applied engineering business. No momento, ele aguarda o contato do consulado e a definição da instituição de ensino onde estudará.
Fatec Pompeia foi importante na jornada de Israel
Reprodução/Google Maps
Conquistas pessoais
Israel cita que a Fatec auxiliou muito no crescimento profissional e na criação de oportunidades para o seu portfólio.
Ele acumula conquistas acadêmicas que fortaleceram sua candidatura, como o Prêmio Jovens Inovadores do Sicredi, vencido em 2023 e 2024, e o primeiro lugar na 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).
Israel já participou de desafios de inovação em Holambra e Botucatu
Arquivo pessoal
Israel também participou do Hackathon da Agrishow e de desafios de inovação em Holambra (SP) e Botucatu (SP).
“Em grande parte, essas competições que eu participava foram oportunidades que vieram para mim, no meu colo. Então, aqui é um celeiro de oportunidade, e quem consegue acompanhar o ritmo e realmente se esforça tem grandes chances de ter um bom desenvolvimento.”
Para quem sonha em conquistar uma oportunidade semelhante, o jovem deixa um conselho importante: “Mantenha-se em uma média alta, ninguém vai dar oportunidade para quem não mostra serviço. Tem que manter padrões de excelência em notas e é bom treinar o inglês”.
Israel aconselha alunos com o mesmo sonho a manter média alta e mostrar serviço
Arquivo pessoal
*Colaborou sob supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.