Moradores podem contribuir para o estudo de impacto da nova arena do Santos FC; saiba como


Prazo para contribuições vai até 13 de março. Conclusão da Arena está prevista para até 3 anos após o início das obras. Nova arena do Santos FC será construída em até 3 anos, a partir do início das obras
Divulgação
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, abriu consulta pública do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a construção da nova Arena do Santos Futebol Clube. Moradores têm até o dia 13 de março para enviar suas sugestões e contribuições sobre o projeto.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O EIV é uma ferramenta de planejamento urbano que visa avaliar os impactos de grandes empreendimentos no município.
Com base nesse estudo, a autorização das obras só será concedida após a análise de um conjunto de informações técnicas, que visam adotar medidas preventivas e minimizar os impactos para a população das áreas afetadas.
A consulta pública do EIV da nova Arena do Santos estará disponível tanto pela internet quanto presencialmente, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, na Rua Dom Pedro II, 25, 6° andar.
Após o encerramento do prazo, o estudo será enviado para análise da Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv), que decidirá sobre sua aprovação
Se aprovado, será elaborado o Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e Compensatórias (Trimmc), que estabelecerá ações para minimizar os impactos causados pela construção do empreendimento.
Nova Arena
Santos fecha acordo para construção da nova Vila Belmiro
Em fevereiro de 2025, o Santos FC finalizou as negociações com a WTorre para a construção da nova arena. Com capacidade para 30 mil pessoas, o novo estádio será erguido em uma área de aproximadamente 68 mil m², no terreno onde atualmente se encontra o Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. A conclusão da obra está prevista para até três anos após o início das construções.
De acordo com o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), a WTorre apontou que os impactos negativos esperados serão poucos e de baixa a média significância, o que indica um planejamento cuidadoso para minimizar qualquer efeito adverso nas áreas ao redor.
“Os impactos positivos e efeitos benéficos do projeto como um todo superam os impactos considerados como negativos, normalmente associados a empreendimento dessa natureza, pois, de um modo geral, as medidas mitigadoras propostas são eficazes para evitar, controlar e mitigar os impactos negativos, minimizando seus efeitos no ambiente.”
A empresa também destacou que a localização escolhida ajuda a minimizar os impactos, considerando que no local já existe um empreendimento da mesma natureza em atividade.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.