Aposentado que teve mão amputada devido a um câncer de pele recebe prótese importada gratuita em Presidente Prudente


Projeto Mãos Solidárias entrega dispositivo para pessoas com amputação em todo o mundo. Aposentado ganhou prótese de mão gratuita, em Presidente Prudente (SP)
Thiago Ferri
Há cerca de dois anos, o aposentado José Carlos Ferri, de 77 anos, precisou amputar a mão esquerda devido a um câncer de pele. A perda do membro transformou sua rotina e exigiu adaptação a uma nova realidade.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo sua esposa, Irma Ferri, tudo começou com uma pequena ferida na mão. O casal, que reside em Presidente Prudente (SP), tentou cuidar do machucado, mas a lesão continuou a crescer.
“Como hoje tudo precisa passar por fila de espera, a ferida piorou. Em três meses, a ferida ‘comeu’ a mão dele, faltando pouco para furar a palma da mão. Ele quase morreu de tanta dor. Quando a cirurgia saiu, foi uma surpresa, porque eu achei que ia demorar mais. Aí ele passou pela cirurgia, mas não tinha mais como salvar a mão”, contou ela ao g1.
Pouco tempo depois, José Carlos e a esposa receberam uma informação que renovou suas esperanças: a possibilidade de conseguir uma prótese gratuita. A filha e o genro conheceram o projeto Mãos Solidárias, que doa próteses de mão para pessoas amputadas no mundo todo e é promovido por clubes da organização Rotary Internacional.
Eles inscreveram José Carlos no programa, com a ajuda de um familiar que participa do clube em Presidente Prudente, e, após um ano de espera, o aposentado recebeu o dispositivo na noite desta quarta-feira (19), em uma surpresa organizada por sua esposa, familiares e integrantes do programa, na sede do Rotary Club na cidade.
“Ele ama fazer as coisas, trabalhar, não tem preguiça. Agradeço muito a Deus por essa conquista, pois ele esperava muito e perguntava direto quando iria chegar, por isso, decidimos fazer surpresa”, expôs Irma, de 65 anos.
Aposentado ganhou prótese de mão gratuita, em Presidente Prudente (SP)
Thiago Ferri
“Eu me senti muito feliz, porque eu estava impossibilitado de fazer tudo. Foi uma surpresa muito feliz. Com a prótese, eu vou conseguir voltar a fazer algumas coisas, como peças, bancos e cadeiras. Eu fiquei muito emocionado porque agora dá para eu pegar, dá para eu sentir a mão comigo”, descreveu o aposentado ao g1.
Aposentado ganhou prótese de mão gratuita, em Presidente Prudente (SP)
Gesner Dias
Mãos Solidárias
O Projeto Mãos Solidárias nasceu de uma parceria entre dois distritos do Rotary Internacional: o 4710, da região de Londrina (PR), e o 4630, de Maringá (PR). A iniciativa, lançada em 2023, tem como missão tornar próteses de mão acessíveis a todos os brasileiros.
As próteses LN4 são criadas pelo designer industrial Ernie Meadows. Em 2006, Ernie e sua esposa, Marj, desenvolveram um modelo de prótese acessível e totalmente gratuito para os usuários.
De acordo com o funcionário público estadual Alexandre Barros Souza, que é governador assistente do distrito 4510 do Rotary Internacional, que compreende 38 cidades, incluindo Presidente Prudente, esta é a primeira vez que o Oeste Paulista é beneficiado com o projeto.
“A motivação para esse projeto vir para Presidente Prudente partiu do governador do distrito 4510, Ricardo Aparecido dos Reis, na gestão 2024/2025, em uma parceria com o distrito 4630, de Maringá. Esse projeto, na minha opinião, é de grande benefício para as pessoas que têm amputação do membro superior abaixo do cotovelo. Ele traz de volta a autoestima da pessoa, que consegue quase voltar a fazer tudo como antes da amputação”, afirmou Souza, que é parente do aposentado e o auxiliou na inscrição para conseguir a prótese.
Aposentado ganhou prótese de mão gratuita, em Presidente Prudente (SP)
Gesner Dias
O governador do distrito 4510, Ricardo Aparecido dos Reis, mencionou que o objetivo é expandir o trabalho até o fim do ano e ajudar cada vez mais pessoas.
“A importância desse projeto eu avalio que é muito grande, porque traz uma melhoria na qualidade de vida daquelas pessoas que são atendidas. Melhora a funcionalidade delas, melhora no aspecto estético, melhora a autoestima dessas pessoas. Eu espero que, até o final deste ano, a gente consiga ainda expandir esse trabalho, ampliar o impacto que isso tem causado na comunidade, expandir o nosso alcance, atendendo mais pessoas. Pessoas com esse tipo de necessidade”, detalhou Reis ao g1.
Segundo a empresária e despachante aduaneira Renata Mestriner Krambeck, do Rotary Club de Maringá, o projeto foi apresentado por um “rotariano” brasileiro que reside no México.
“Inicialmente, não conhecíamos o público que necessitava de prótese de mão, mas, após um vídeo sobre o projeto ter viralizado na internet, os cadastros passaram a ser dezenas por dia. Queremos atender o máximo de pessoas possível, mas o candidato precisa ter no mínimo 12 centímetros de coto, medido do cotovelo até o final do braço. É nessa parte do braço que a prótese é acoplada”, explicou Renata ao g1.
As próteses são importadas anualmente dos Estados Unidos e o programa Mãos Solidárias está aberto a qualquer pessoa que precise, não apenas a integrantes do Rotary. Basta seguir as instruções no site do projeto e se inscrever.
“Uma vez que o cadastro foi aprovado no site, a prótese é despachada pelo correio para o rotariano, que faz a entrega pessoalmente ao beneficiário. É um projeto maravilhoso! Uma oportunidade de transformar a vida de pessoas com mobilidade básica que, por uma infelicidade, perdeu a mão (ou as mãos). É um resgate da autoestima e uma forma de voltar a viver com o apoio da mão. Um projeto que nasceu grande e que nos surpreendeu com os números de pessoas buscando a oportunidade de receber esse dispositivo de apoio, que é a prótese. Na primeira remessa, vieram 100 próteses e, na segunda, 300. Em breve, teremos 400 pessoas beneficiadas”, concluiu a empresária ao g1.
Aposentado ganhou prótese de mão gratuita, em Presidente Prudente (SP)
Gesner Dias
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.