Ex-policial militar é condenado por chacina no bairro Santa Etelvina em Manaus


Francisco Marques dos Reis foi condenado por participar de uma chacina em 2015, motivada por uma disputa de terras, na qual quatro pessoas foram mortas. Vítimas foram baleadas em casa no bairro Santa Etelvina
Indiara Bessa/G1 AM
O ex-policial militar Francisco Marques dos Reis foi condenado a 64 anos e oito meses de prisão, em regime fechado, por sua participação em uma chacina no bairro Santa Etelvina, em Manaus, em 2015. Quatro pessoas foram mortas após uma disputa de terras entre bairros. De acordo com o Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), cabe apelação da sentença.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O réu havia sido absolvido no julgamento de 2 de maio de 2018, quando também foram absolvidos os demais réus, Anadu do Amaral Souza, Rangel Silva de Araújo e Elias Cândido Rodrigues Júnior.
No entanto, o Ministério Público recorreu ao Tribunal de Justiça exclusivamente contra Francisco Marques e Rangel Silva de Araújo.
O Tjam aceitou o recurso e anulou as absolvições de ambos, determinando que a 3.ª Vara do Júri realizasse um novo julgamento.
Durante o julgamento, os dois réus foram interrogados por videoconferência. Na fase de debates, o Ministério Público, representado pelo promotor de justiça Thiago de Melo Roberto Freire, pediu a condenação de ambos de acordo com a denúncia.
A defesa de Francisco Marques solicitou a absolvição, alegando insuficiência de provas. Já a defesa de Rangel Silva de Araújo, além de questionar a falta de provas, pediu a absolvição por negativa de autoria.
Na votação, os jurados condenaram Francisco Marques pelo homicídio qualificado das quatro vítimas e absolveram Rangel Silva de Araújo.
Com a condenação, Francisco Marques recebeu uma pena de 64 anos e oito meses, a ser cumprida em regime fechado. Ele já cumpre pena por outra condenação, e a sentença determinou o início imediato do cumprimento da nova pena.
O caso
O Ministério Público denunciou que a chacina ocorreu devido a uma disputa por terras entre os bairros Santa Etelvina e Lagoa Azul.
Francisco foi contratado por um terceiro para matar Ivan Teixeira, mas outras pessoas também foram mortas por estarem no local e manusearem armas de fogo. O condenado recebeu R$ 10 mil pelas mortes.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.