Moradores relatam susto com alerta de terremoto no Litoral de SP: ‘Fiquei intrigada’


Alerta do Google para um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, foi enviado para celulares com sistema operacional Android na madrugada desta sexta-feira (14). Defesa Civil diz que não houve tremor. Moradores de São Paulo recebem alerta de terremoto; não houve abalo registrado
Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro se assustaram nesta sexta-feira (14) com um alerta no celular de um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral paulista. A Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasília, que monitoram terremotos no país, afirmam que se trata de um falso alerta.
O alerta emitido pelo Google, apontava um suposto terremoto no mar e foi foi enviado para celulares com sistema operacional Android. Apesar do epicentro estar indicado no litoral, o aviso também chegou para moradores de outras cidades de SP e do RJ.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Morador de São Sebastião, cidade vizinha de Ubatuba no Litoral Norte de São Paulo, o Renato Cavalcanti relata que leu o alerta ao acordar de madrugada.
“Acordei agora pela madrugada e peguei meu celular, tinha uma notificação que eu nunca vi. Pelo que tudo indica foi um tremor em alto mar.”
Em São José dos Campos, maior cidade do Vale do Paraíba e a menos de 100 quilômetros da capital paulista, o Clevereson Santos também recebeu o alerta.
“Chegando do serviço de madrugada, recebi um alerta no celular de um terremoto em nosso litoral. Que todos estejam bem, que não passe de um susto.”
Sistema de alerta de terremotos do Google utiliza celulares como sensores
Reprodução
Moradores de outras cidades, como Potim, Caçapava, Atibaia e Taubaté, também foram alertados pelo suposto terremoto.
Edson de Castro, Potim: “Recebi um alerta de terremoto através do sistema de notificação do Android. Foi por volta das 02:14 da madrugada.”
Flávio Moki, Caçapava: “Várias notificações de terremoto em Ubatuba celular tocando.”
Anderson Silva, Atibaia: “Por volta das 2h10 recebi um alerta no celular de terremoto de magnitude a estimada em 5,5 no litoral de São Paulo.”
Rosimeire Dias, Taubaté: “Fiquei intrigada com um alerta no meu celular assim que acordei hoje. Era um alerta de terremoto, com dicas de como deveria agir.”
Órgão classificam como falso alerta
A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta. Também não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais.
“Até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, afirma o comunicado, publicado às 3h10 em redes sociais.
A TV Globo apurou com a Defesa Civil que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.
Segundo o Centro de Sismologia da USP, nem ele nem qualquer outra instituição no Brasil ou no exterior registraram qualquer sismo na região nesta madrugada. Ainda de acordo com o órgão, “um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no país, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico”.
O observatório sismológico da Universidade de Brasília (UNB), que é uma referência nacional na detecção de terremotos, informou que não captou nenhum tremor nem no litoral nem na capital paulista.
A Defesa Civil do Rio também informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto para o território do estado, e afirmou que, segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, não há registros de abalo sísmico no estado.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.