Temporais causam alagamentos em SC e jovem de 13 anos desaparece em rio


Áreas do Vale do Itajaí e Norte foram atingidas nesta terça-feira. Tradicional escola em Blumenau (SC) ficou alagada durante o temporal
Um temporal voltou a atingir municípios de Santa Catarina no fim da tarde desta quinta-feira (13), causando estragos como destelhamentos e deslizamentos. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, os bombeiros fazem buscas por um jovem de 13 anos que desapareceu em um rio durante a chuva.
A água também alagou as salas do piso inferior da Escola Básica Municipal Machado de Assis, uma das mais tradicionais da cidade, chegando a cerca de 80 centímetros, segundo a unidade. Os estudantes foram levados para o segundo piso.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Além de Blumenau, outras cidades atingidas são Joinville e Corupá, no Norte do estado. Em Araquari, na mesma região, mais de 200 pessoas ficaram desalojadas e 51 desabrigadas após temporais na quarta-feira (12). A cidade decretou situação de emergência.
Norte
Corupá
Diversas casas e empresas tiveram os telhados arrancados pela força do vento, enquanto árvores caíram sobre a rede elétrica, deixando grande parte da cidade sem energia.
Na área central, um transformador explodiu, agravando a falta de eletricidade. O bairro Bomplant está entre os mais afetados. Às 20h, pouco mais de 200 pessoas seguiam sem luz, conforme painel da Celesc.
VÍDEO: Asfalto ‘derrete’ durante onda de calor em SC
Alerta para o ‘golpe de calor’: condição associada a altas temperaturas pode levar à morte
Na Rua Luiz Bosse, um bar teve o telhado completamente arrancado e arremessado a metros de distância.
Situação semelhante ocorreu na Rua Otto Hillbrecht, onde uma fábrica de móveis também sofreu danos severos. Houve estragos ainda no bairro Ano Bom.
Fábrica atingida pelo temporal em Corupá
Walter Quevedo/ NSC TV
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Corupá estão monitorando a situação e apresentará um balanço de todos os locais atingidos. Até o momento, não há registro de feridos ou desabrigados.
Joinville
Por causa da chuva registrada nesta quinta-feira, a Defesa Civil de Joinville elevou para laranja o nível do Plano de Contingência (Plancon). O grau é considerado de “atenção”.
Pelo menos dez ocorrências de quedas de árvores foram registradas até as 17h30. Além disso, há registro de ruas alagadas em diferentes regiões. Os bairros mais afetados são Centro, Glória, América, Anita Garibaldi e Nova Brasília.
Posto de combustíveis foi danificado em Joinville
Reprodução
Às 17h, a unidade de Pronto Atendimento 24 horas (PA Norte) estava com a capacidade de atendimento reduzida por causa de infiltrações. Dessa forma, casos mais graves estão sendo transferidos para outras unidades. Conforme a prefeitura, uma equipe de infraestrutura está no local para fazer os reparos assim que as condições climáticas permitirem.
Vale do Itajaí
Blumenau
Em Blumenau, 19 ocorrências – de corte de árvores e desmoronamentos a resgate de pessoas ilhadas – foram atendidas até as 19h. Bairros como Itoupava Seca, Itoupava Central e Badenfurt registraram alagamentos.
Os bombeiros estão em busca de um jovem que pulou em um rio nesta tarde, durante a chuva. O helicóptero Arcanjo foi acionado para auxiliar as buscas.
Escola de Blumenau foi invadida pela água nesta quinta-feira
Reprodução
Orientações
Em caso de chuva forte, a orientação da Defesa Civil é procurar um local seguro para se abrigar.
Não transite em ponte submersas ou áreas alagadas.
Próximo de morros e encostas, fique atento aos sinais de risco de deslizamento (postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e solo). Ao verificar algum desses sinais, deixe o local imediatamente e acione a Defesa Civil.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.
Previsão do tempo
Há chances de temporais em toda Santa Catarina nesta sexta-feira (14)
Defesa Civil/Divulgação
De acordo com a Defesa Civil, a frente fria que tem sido responsável pelos temporais deve se afastar de Santa Catarina ao longo da sexta (15). Porém, eles ainda podem ocorrer.
O vento passa a soprar do mar em direção ao litoral, favorecendo a ocorrência de temporais isolados do centro ao Leste catarinense no período da tarde e noite.
Há riscos para todas as regiões. No Sul e nas cidades mais a Oeste, a chance de estragos é mais baixa.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.