Chuva forte causa alagamentos e derruba teto de casarão na Grande São Luís


Temporal atinge a capital e região metropolitana desde o fim da noite dessa terça-feira (11). Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos na Grande São Luís
A forte chuva que atinge a Grande São Luís desde terça-feira (11) voltou a causar transtornos na região na manhã desta quarta-feira (12).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Na região do Centro Histórico de São Luís, a Avenida José Sarney, na região da antiga Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), ficou tomada pela água. O acúmulo dificulta a passagem de veículos e representa risco para pedestres, que precisam evitar o trecho.
No Centro, a Avenida José Sarney, na região da antiga Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), ficou tomada pela água
Nicce Ribeiro/TV Mirante
Ainda região central da cidade, parte do teto de um casarão desabou por volta das 4h30 da madrugada desta quarta-feira (12). No imóvel, que abriga uma farmácia, parte da moldura superior e algumas telhas despencaram. Apesar do impacto, não houve feridos.
Parte de teto de casarão desaba no Centro de São Luís
Nicce Ribeiro/TV Mirante
Na Vila Embratel, um córrego transbordou na Avenida Sabiá, deixando a via alagada e causando transtornos para os moradores da região.
Já na MA-204, no Km 8, sentido São José de Ribamar, uma árvore caiu e bloqueia parte da pista. Além disso, há muita lama na via, exigindo atenção redobrada dos motoristas para evitar acidentes.
Na MA-20, no Km 8, sentido São José de Ribamar, uma árvore caiu e bloqueia parte da pista
Reprodução/TV Mirante
Na zona rural de São Luís, no bairro Rio Grande, uma moto teve que ser transportada por um trator devido devido às condições da via. (Veja o vídeo abaixo)
Trator é usado para transporte de moto devido condições da via após temporal em SL
Previsão é de mais chuvas
Alerta de chuvas intensas para o Maranhão nesta terça-feira (11)
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nessa terça-feira (11) um alerta amarelo de chuvas intensas para parte do Maranhão. O aviso se estende até às 10h de quarta-feira (12). Ao todo, caiu em torno de 144 mm de água nas últimas 24h, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
O alerta se estende para cerca de 174 municípios maranhenses, dentre eles, os quatro localizados na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar).
Com o acumulado de chuva nas últimas 48 horas e a previsão de mais precipitação ao longo desta quarta, a Região Metropolitana de São Luís tem riscos moderados de deslizamentos.
A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Segundo o levantamento do Cemaden, no estado há previsão de mais pancadas fortes de chuva, gerando acumulados significativos, o que pode gerar movimentos de massa. Neste cenário, podem ocorrer deslizamentos de terra pontuais, principalmente em encostas urbanas, além de eventuais quedas de barreira em estradas e rodovias.
Cuidados
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).
Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.
Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.