Paixão de Cristo: Grupo Lanteri precisa de voluntários para o espetáculo em Curitiba; saiba como participar


Não precisa ter experiência para fazer parte da peça. Grupo recruta tanto voluntários para atuar quanto para ajudar na produção. Veja cronograma de ensaios. Grupo Lanteri recruta voluntários para participar de apresentação da Paixão de Cristo
O Grupo Lanteri de Curitiba, responsável por montar a segunda maior encenação da Paixão de Cristo do país, está precisando de voluntários para o espetáculo deste ano.
A apresentação tradicionalmente é na sexta-feira Santa e será daqui um mês, no dia 29 de março.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O diretor de produção, Júlio César do Rosário, explica que podem participar tanto voluntários que queiram atuar quanto aqueles que possam ajudar nos bastidores do espetáculo.
“Não precisa saber, entender de teatro, basta ter vontade. As pessoas têm vontade de participar de uma peça de teatro, então nós estamos abertos para qualquer pessoa”, reforça.
Primeiros anos da encenação da Paixão de Cristo pelo grupo Lanteri
Reinaldo Reginato
LEIA TAMBÉM:
Pato Branco: Médica suspeita de emitir falsos laudos de câncer passou a ser investigada após paciente exigir cópia de resultado de exame, diz delegado
Operação: Secretário de Educação de Colombo é afastado em investigação de fraude de licitação em compra de livros infantis, diz PF
Ano bissexto: quem nasce em 29 de fevereiro pode ser registrado em outro dia? Entenda
A encenação mobiliza centenas de pessoas. Os ensaios já começaram e são sempre aos sábados e domingos em um colégio no Hauer. Veja a seguir o endereço e cronograma de ensaios.
Pelo segundo ano a peça será exibida no Espaço Lanteri, no Orleans. A Paixão de Cristo do Grupo Lanteri é considerada a segunda maior apresentação ao ar livre do Brasil, com cerca de mil voluntários entre atores, equipe técnica e produção.
A expectativa deste ano é atrair para o evento cerca de 17 mil pessoas.
Nos bastidores, sustentabilidade
Colocar uma obra dessas proporções, contando apenas com voluntários, exige muita criatividade. A cada ano, a equipe aposta na sustentabilidade ao reutilizar e reciclar materiais que – no palco – virão exuberantes figurinos, adereços e cenários.
“O grupo tem essa consciência desde o início, porque, como é um grupo que a gente não tem um valor específico anual para trabalhar, e as pessoas são voluntárias, tudo que a gente pode reutilizar nós reutilizamos: arame, garrafa pet, isopor, tudo a gente consegue agregar e transformar para que o espetáculo seja tão grandioso quanto é atualmente”, explica o voluntário Sérgio Prussak.
A edição deste ano vai ganhar novos cenários e terá quatro palcos de 30 metros de comprimento cada.
Primeiros anos da encenação da Paixão de Cristo pelo grupo Lanteri
Reinaldo Reginato
A emoção da obra ganhando vida
A Juceane Martins faz parte do grupo há 40 anos e é a coordenador a de maquiagem. A caracterização de cada personagem da história é feita nos mínimos detalhes.
“Nós fazemos a aplicação fio a fio da barba, do bigode, as pessoas que vão fazer o Cristo, se podem, a gente faz o mecha a mecha, implanta mesmo, faz a aplicação do cabelo natural. Cicatriz, o açoite, as cicatrizes do açoite, a coroação… Temos toda a técnica de como montar a cruz, como montar a coroa, as chagas”, detalha.
Ela conta que, quando todo o trabalho entra em cena, a sensação é de plenitude.
“Nasceu aquele espetáculo. Você não está contanto qualquer história, você está contando a maior de todas as histórias., quando você tudo aquilo concluído, aquelas pessoas que ficaram prontas, mesmo diante de pequenas falhas é uma sensação de dever cumprido.”
Cronograma de Ensaios:
Não precisa se inscrever para participar. Basta ir aos ensaios nos dias e locais previstos.
Local: Colégio Isolda Schmidt na Rua Anne Frank, 1553 – Hauer (ao lado do Terminal Hauer)
02/03 (sábado) – 18h30 às 22h – Colégio Isolda Schmidt
03/03 (domingo) – 14h30 às 18h – Colégio Isolda Schmidt
09/03 (sábado) – 18h30 às 22h – Colégio Isolda Schmidt
10/03 (domingo) – 14h30 às 18h no Espaço Lanteri (Rua Amadeu Piotto, 590 – Orleans)
16/03 (sábado) – 18h30 às 22h, no Colégio Isolda Schmidt
17/03 (domingo) – 14h30 às 18h, no Espaço Lanteri.
23/03 (sábado) – 18h30 às 22h, no Colégio Isolda Schmidt
24/03 (domingo) – 14h30 às 18h, no Espaço Lanteri
VÍDEO: Os mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.