Chuvas dão trégua e Defesa Civil de Baía da Traição, na PB, aguarda recuo de rio que transbordou


Das 200 famílias que foram afetadas, quatro pediram abrigo da Prefeitura Municipal. Baía da Traição registra dia de sol, mas águas ainda não recuaram
Éwerton Correia/TV Cabo Branco
Faz sol nesta sexta-feira (7) em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, e a expectativa é que com a pausa nas chuvas as águas do Rio Sinimbu, que transbordou um dia antes, comece a recuar. Apesar disso, quatro famílias solicitaram abrigo da Prefeitura por não terem para onde ir.
As informações foram repassadas por Wenisson Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Baía da Traição. Ele diz também que vive a expectativa de que nas próximas horas o abastecimento de água potável seja normalizado na cidade nas próximas horas.
Os problemas começaram nesta quinta-feira (6), quando o acúmulo de chuva nas últimas 48h provocaram o transbordamento do rio, que invadiu 200 casas e afetou 80 famílias que moram em áreas mais próximas do leito do rio.
Dessas 80 famílias, a maioria conseguiu se transferir provisoriamente para casa de parentes, mas quatro delas disse que não tinha para onde ir.
“Essas famílias foram acolhidas em alojamentos da cidade e estão sendo alimentadas”, pontuou Wenisson. Ele disse também que a Defesa Civil vai distribuir colchões e alimentos para as famílias que foram afetadas e estejam precisando desses itens.
Com falta de água na área urbana da cidade, Nivaldo Silva buscou água em aldeia indígena para ajudar familiares e amigos
Éwerton Correia/TV Cabo Branco
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), choveu 177,7 milímetros apenas na quinta-feira (6) no município. Foi o dobro do esperado para o mês.
No ranking do órgão, o município ocupa a sétima posição em termos de maior volume de chuva no estado. A cidade com o maior volume de precipitação foi Mamanguape, também no Litoral Norte, com 228,6 milímetros.
Vídeos mais assistidos da Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.