VÍDEO: Tatuzão chega na futura estação Vila Formosa da Linha 2-Verde; Tarcísio promete inaugurar 1º trecho em 2026 e 2º em 2027


Ampliação foi anunciada em 2012 pelo então governador Geraldo Alckmin. Inicialmente, expansão iria da Vila Prudente até Bonsucesso, em Guarulhos, com 13,5 km. Entrega do 1° trecho seria em 2016, mas número de estações caiu de 12 para 8 e chegada em Guarulhos só deve ocorrer em 2029. Tatuzão chega na futura estação Vila Formosa da Linha 2-Verde
O chamado ‘tatuzão’ – equipamento que faz a escavação dos túneis do metrô na cidade de São Paulo – chegou nesta quinta-feira (29) à futura estação Vila Formosa da Linha 2-Verde (veja vídeo acima).
A obra começou em 2013, com previsão inicial de entrega para 2016.
A chegada da tuneladora foi acompanhada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em cerimônia em que ele voltou a prometer que o primeiro trecho da obra deve ser entregue até fim de 2026.
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Segundo Tarcísio, a intenção da secretaria de Transportes Metropolitanos é inaugurar primeiro o trecho entre as futuras estações Vila Formosa e Vila Prudente e, só em 2027, o trecho que vai até a futura estação Penha, na Zona Leste.
“A ideia é que em 2026 a gente esteja operando no primeiro trecho, que vai da Vila Formosa até a Vila Prudente e em 2027 operando Penha até Vila Prudente. E já no ano que vem a gente começa a escavação para levar o Metrô pro Bonsucesso, em Guarulhos, que vai acontecer posteriormente.”
“A gente tem que acertar alguns detalhes. Fechar ainda a questão do projeto executivo. A gente tem que definir exatamente o cronograma. Vai ser posteriormente a 27. Deve acontecer lá pra 28 ou 29. Mas o importante agora, nessa etapa: Vila Formosa até Vila Prudente 2026. E, a partir de 2027, nós vamos ter a finalização da Penha até a Vila Prudente”, completou.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante evento nas obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, nesta quinta-feira (29), na cidade de SP. +-
Francisco Cepeda/GESP
Oito anos de atraso na obra
A ampliação da Linha 2-Verde foi anunciada em 2012 pelo então governador Geraldo Alckmin (ex-PSDB, hoje no PSB). Inicialmente, a expansão iria da Vila Prudente até o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos, na Grande São Paulo, com 13,5 km de extensão. A entrega do primeiro trecho, com 4,5 km, seria em 2016.
Entretanto, depois de anos parada, em 2020 o então governador João Doria anunciou a retomada das obras para um trecho menor, com 8 novas estações (8,3 km de extensão) até o bairro da Penha, na Zona Leste.
Segundo o atual governador, a chegada da linha até Guarulhos só deve ocorrer em meados de 2029.
Chegada do tatuzão na futura estação Vila Formosa da expansão da Linha 2-Verde do Metrô, nesta quinta-feira (29), na cidade de SP.
Francisco Cepeda/GESP
Por ora, a expansão da Linha 2-Verde inclui as seguintes novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. O projeto anterior previa 12 estações.
No cronograma do governo, o tatuzão que trabalha na escavação da Linha 2 deve chegar na futura estação Anália Franco no mês de junho deste ano.
Para ampliar a linha, o governo paulista investe cerca de R$ 13,4 bilhões no projeto, que vai ampliar o transporte na zona leste de São Paulo e beneficiar diretamente mais de 300 mil pessoas por dia, no trecho até a Penha.
Idas e vindas da obra
Sete anos depois, governo faz novo anúncio sobre extensão da linha 2-Verde do Metrô
Em 2014, o governo concluiu o processo de licitação do projeto de expansão da Linha 2- Verde, que foi dividido em oito lotes. Terrenos no entorno começaram a ser desapropriados.
No entanto, em 2016, o Metrô decidiu suspender as obras diante de dificuldades orçamentárias. À época, o governo afirmou que priorizaria projetos que já estavam em andamento. Desde então, as obras de expansão seguiam paradas.
A retomada da obra se deu em janeiro de 2020, durante a gestão Doria/Rodrigo Garcia (PSDB), com entrega prevista para 2025, data que já foi revista pelo Palácio dos Bandeirantes.
De acordo com o governo da época, seriam investidos R$ 5,5 bilhões para a retomada das construções. Parte deste valor já foi utilizada na desapropriação de 96% dos 226 imóveis necessários para a obra.
Trem da Linha 2-Verde do Metrô
Cris Castello Branco/Governo de SP
Quando concluída a extensão até Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se com as linhas 1-Azul, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 11-Coral.
Perguntado se a linha não iria mais até Guarulhos, o Metrô afirmou em nota: “O Metrô tem o compromisso permanente de melhorar a oferta do serviço para a população ampliando a malha. Nesse momento os esforços são para levar a Linha 2-Verde até a Penha, na Zona Leste”.
Linha 2 do Metrô deve chegar perto de Guarulhos
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