Nova Odessa começa plano de ação emergencial para minimizar impactos da chuva


Município registrou alagamentos após 150 milímetros de chuva nas últimas 48h, segundo prefeitura. Ações incluem limpeza de bueiros, galerias fluviais, reparo em vias e canalização de córrego. Bairro alagado em Nova Odessa após chuvas
Vagner Salustiano/Prefeitura de Nova Odessa
Representantes da Defesa Civil de Nova Odessa (SP) e das secretarias de Obras e de Meio Ambiente começaram plano de ação emergencial nesta segunda-feira (3) para minimizar problemas causados pelas chuvas que têm atingido o município. Só neste final de semana, a cidade registrou mais de 150 milímetros de chuva e pontos alagados, informou a prefeitura.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
O plano começou nesta segunda com a limpeza de vias públicas, áreas verde e desobstrução de bocas de lobo e galerias fluviais, que ficaram com lixo e resíduos orgânicos após as chuvas.
Lixo encontrado em vias públicas de Nova Odessa após chuvas intensas
Vagner Salustiano/Prefeitura de Nova Odessa
A prefeitura do município informou que a recuperação das estradas rurais mais prejudicadas também faz parte das ações emergenciais e será feita durante os próximos dias quando o solo estiver seco.
Já as ações a médio e longo prazo do plano ainda estão em fase de definição. Segundo o órgão, uma delas é a canalização do Córrego Capuava sob a Avenida Ampelio Gazzetta.
“A obra deve ser viabilizada com recursos do Governo do Estado e o projeto já está em aprovação final junto à Defesa Civil de SP”, informa a prefeitura de Nova Odessa.
Alagamentos em bairros
Nova Odessa teve 150 milímetros de chuvas no sábado (1°) e domingo (2) de fevereiro. A Defesa Civil registrou pontos alagados nos bairros Jardins São Jorge, Flórida e Vila Azenha na tarde desta segunda.
Ainda segundo o órgão, três residências no bairro Flórida foram atingidas pelas águas do Ribeirão Quilombo, mas nenhuma família ficou desalojada. O nível do Quilombo chegou a 1,60 metro acima do normal por volta do meio-dia desta segunda.
A Defesa Civil informou ainda que cerca de 60 imóveis podem ser atingidos com o aumento do nível do ribeirão Quilombo, que recebe água de Campinas, Paulínia, Hortolândia e Sumaré.
Monitoramento do nível do Ribeirão Quilombo em Nova Odessa
Reprodução/EPTV
Índice de chuva em janeiro
Choveu 331,7 milímetros em Nova Odessa durante janeiro segundo medição feita na sede Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (Coden). O número equivale a mais de 330 litros da água por metro quadrado. No mesmo período do ano passado, a cidade registrou 163,2 milímetros.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
n
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.