Após corte de Trump, projeto para pacientes com HIV tem atendimento suspenso em Porto Alegre


Atendimentos do programa “A Hora é Agora” estão suspensos desde quarta-feira (29) no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Navegantes e no CTA Comerciários. Prefeitura afirma que consegue absorver demanda. Projeto “A Hora é Agora” oferece autotestes de HIV para pessoas em vulnerabilidade social em Porto Alegre
Cristine Rochol/PMPA
Os atendimentos a pacientes com HIV pelo programa “A Hora é Agora” estão suspensos desde quinta-feira (30) em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a interrupção é consequência do corte do governo dos Estados Unidos em um projeto de ajuda humanitária.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Na final de janeiro, Donald Trump anunciou a interrupção de financiamento para planos de combate ao HIV em outros países, entre eles o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS (PEPFAR, na sigla em inglês). O “A Hora é Agora” fornecia testagem e atendimentos aos pacientes, financiado pelo PEPFAR por meio de uma parceria entre a Fiocruz e o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA. Entenda melhor abaixo.
Em Porto Alegre, estão interrompidos desde quinta-feira os atendimentos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Navegantes e no CTA Comerciários. A prefeitura garante que tem estrutura para absorver a demanda e orienta que quem era atendido nos dois locais busque alguma das 134 unidades de saúde da rede municipal, os Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) ou o CTA Santa Marta.
Na quarta-feira (29), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o corte do governo norte-americano pode representar uma “ameaça global” significativa para pessoas que vivem com o vírus.
Em nota enviada ao g1, o Ministério da Saúde afirmou que “garante orçamento crescente para a assistência integral aos pacientes com HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) pelo SUS”. Leia a nota abaixo.
Donald Trump suspende liberação de trilhões de dólares em assistência do governo dos EUA
LEIA TAMBÉM
OMS alerta que suspensão pode causar ‘ameaça global’
Musk diz que deve fechar principal agência humanitária dos EUA: ‘ninho de vermes’
Sede da agência de ajuda humanitária dos EUA amanhece fechada após Musk dizer que quer eliminá-la
A decisão precedeu outros anúncios feitos por membros do governo Trump sobre assistência humanitária global. Nesta segunda-feira (3), Elon Musk, que comanda o departamento do governo para reduzir gastos, afirmou que deve fechar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USaid, na sigla em inglês), órgão de ajuda externa do governo norte-americano. No mesmo dia, a sede da agência, que é responsável por 40% da ajuda humanitária do mundo, amanheceu fechada.
O que é o PEPFAR
O Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS é um programa do governo norte-americano que financia acesso a terapias antirretrovirais essenciais em mais de 50 países.
Em 24 de janeiro, o governo dos Estados Unidos determinou a interrupção de financiamento para programas de HIV, incluindo o PEPFAR.
No Brasil, o programa financia ações para facilitar o acesso a autotestes em várias capitais brasileiras e colabora com instituições como a Fiocruz para implementar projetos de conscientização e prevenção.
Segundo a OMS, ao corte anunciado por Trump põe em risco a vida de mais de 30 milhões de pessoas ao redor do mundo que dependem desses programas para acesso a terapias antirretrovirais essenciais.
“Essas medidas, se prolongadas, podem levar ao aumento de novas infecções e mortes, revertendo décadas de progresso e possivelmente levando o mundo de volta aos anos 1980 e 1990, quando milhões morriam de HIV a cada ano, incluindo muitos nos Estados Unidos”, afirmou a organização, em nota.
O que é o Agora é a Hora
“A Hora é Agora” é uma parceria entre a Fiocruz e o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA criada há mais de 10 anos com o objetivo de ampliar o acesso à testagem e tratamento para HIV no Brasil.
São disponibilizados autotestes de HIV em Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande, Florianópolis e Fortaleza. Pessoas interessadas podem receber os autotestes em casa, retirar em um armário digital ou buscar em uma das unidades de saúde.
Nota do projeto A Hora é Agora
“Prezado(a) paciente,
Informamos que os CTAs Navegantes e Comerciários estão fechados por tempo indeterminado.
A suspensão do Projeto A Hora é Agora, uma parceria entre a Fiocruz e o CDC, ocorreu devido a uma decisão do Presidente dos Estados Unidos, financiador da PEPFAR. Lamentamos profundamente os impactos dessa interrupção.
Orientamos nossos usuários a buscar atendimento nas demais unidades da rede municipal. As 134 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão habilitadas para realizar os atendimentos, assim como os Serviços de Atendimento Especializado (SAES).
Para mais informações, acompanhe os canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre.
Atenciosamente, Equipe A Hora é Agora Porto Alegre”
Nota do Ministério da Saúde
“O Ministério da Saúde garante orçamento crescente para a assistência integral aos pacientes com HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) pelo SUS, incluindo ações de prevenção, diagnóstico e tratamento, com oferta gratuita de antirretrovirais.
Entre os avanços recentes, destacam-se a ampliação do acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que contribuiu para o aumento de usuários de 50,7 mil em 2022 para 104 mil em 2023. Em dezembro, foi anunciado a inclusão do antirretroviral fostemsavir, ampliando as opções terapêuticas para pacientes com vírus multirresistentes.
Outra iniciativa importante foi o lançamento do Painel Integrado de Monitoramento do Cuidado do HIV, uma ferramenta digital que oferece indicadores atualizados sobre diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas vivendo com a doença no Brasil.”
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.