Lei aprovada declara Grupo Flor Ribeirinha patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá


A partir da aprovação, o grupo passa a ter proteção integral do poder público e não pode ser destruído ou descaracterizado. Patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá, Grupo Flor Ribeirinha.
Edu Slum
O grupo foi convidado pela Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF)
Edu Slum
O grupo folclórico Flor Ribeirinha foi reconhecido como patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá. A lei foi sancionada pelo prefeito Abilio Brunini (PL) e publicada no Diário Oficial do Estado na edição suplementar de sexta-feira (31).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A partir da aprovação, o grupo passa a ter proteção integral do poder público e não pode ser destruído ou descaracterizado. O grupo Flor Ribeirinha, uma das principais manifestações culturais mato-grossenses, trabalha no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular da região, além de manter viva atradição do Siriri e Cururu.
LEIA MAIS
Grupo folclórico de MT é tetracampeão em festival de dança na Coréia do Sul
Flor Ribeirinha conquista troféu ‘Golden Peak’ em festival na Bulgária
Grupo Flor Ribeirinha se apresenta em avenida de Cuiabá para divulgar projeto de dança para crianças
🌺Grupo Flor Ribeirinha
O Flor Ribeirinha carrega a bagagem e a identidade do povo cuiabano.
Edu Slum
Criado há 30 anos na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, às margens do Rio Cuiabá, o grupo acumula títulos mundiais, conquistados em países como Turquia (2017), Polônia (2021) e Bulgária (2022) e se tornou tetracampeão mundial de folclore, no ‘Cheonan World Dance Festival’ da edição de 2024.
A presidente do grupo, Domingas Leonor da Silva, destacou a importância da equipe para a cultura que carrega a bagagem e a identidade do povo cuiabano.
“Para mim, é um grande orgulho mostrar as nossas tradições e as nossas raízes em continentes tão distantes”, disse.
O grupo contribui para a preservação de tradições cuiabanas, como as celebrações das festas de santos, produção de cerâmica em argila, comidas e bebidas típicas, confecção e uso da viola de cocho.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.