MP apura denúncia de desmatamento de mais de 77 hectares em unidade de conservação no interior do AC


Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá solicitou diligências na área localizada no município de Cruzeiro do Sul, onde as irregularidades ocorreram, segundo as informações coletadas. Secretaria afirma que está analisando as informações que embasaram a decisão do Ministério Público. São nove unidades de conservação geridas pela Sema no Acre
Alexandre Cruz-Noronha/Sema
O Ministério Público do Acre (MP-AC) abriu um procedimento preparatório, ou seja, uma investigação preliminar, para apurar uma denúncia de desmatamento ilegal que degradou mais de 77 hectares da Floresta Estadual do Mogno, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. A área integra uma das nove unidades de conservação geridas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Segundo o MP-AC, a apuração iniciou há cerca de 90 dias, com um outro procedimento chamado notícia de fato. Com a nova fase, o órgão solicitou diligências na área onde as irregularidades ocorreram as irregularidades, segundo as informações coletadas.
LEIA MAIS:
Feijó, no Acre, é o município que mais desmatou na Amazônia em julho, diz Imazon
Cinco municípios do AC entram em lista de cidades prioritárias para redução do desmatamento
Com mais de 5 mil focos de queimadas no ano, multas por crimes ambientais ultrapassam R$ 15 milhões no AC
Com as diligências, a promotora Manuela Canuto de Santana Farhat pede que sejam apuradas as coordenadas geográficas do trecho da Floresta Estadual do Mogno atingido pelo suposto desmatamento, o período em que ocorreu a supressão da vegetação nativa, além de imagens extraídas de pesquisas via satélites que demonstrem a evolução do desmatamento no período informado.
Acre e Rondônia discutem iniciativa para redução de queimadas e desmatamento
Ao final do procedimento, a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá vai decidir se a investigação será concluída com a expedição de recomendação, termo de ajustamento de conduta (TAC), conversão em inquérito civil, ou o arquivamento.
Ao g1, a Sema informou que está analisando as informações coletadas pelo MP para embasar a decisão, por meio de um processo complexo, com georreferenciamento e cruzamento de dados, para então se manifestar de maneira mais detalhada.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.