Em MS, principal rodovia de acesso ao Pantanal está com problemas estruturais


O trecho mais crítico fica perto de Corumbá. A ponte sobre o Rio Paraguai está parcialmente fechada há 11 meses. A reforma feita pelo governo do estado deve terminar em abril. Em MS, principal rodovia de acesso ao Pantanal está com problemas estruturais
Jornal Nacional/Reprodução
Em Mato Grosso do Sul, a principal rodovia de acesso ao Pantanal está com problemas estruturais.
As belezas naturais e os encantos da fauna e da flora do Pantanal atraem milhares de turistas todos os anos. Mas chegar ao bioma tem sido um desafio. A principal rodovia de acesso, em Mato Grosso do Sul, a BR-262 tem trechos com muitas ondulações. Motoristas chegam a ter que invadir parte da pista contrária para manter o controle da direção. Quem transporta cargas mais altas precisa reduzir a velocidade para o caminhão não tombar.
“O veículo retorce tudo, tem que segurar, tem que diminuir. Não dá para andar mais que 50/60 km/h”, conta o caminhoneiro Márcio Freitas.
O trecho mais crítico fica perto de Corumbá. A ponte sobre o Rio Paraguai está parcialmente fechada há onze meses. Um buraco se abriu sobre um dos pilares de sustentação. Uma das juntas da ponte dilatou. Por isso, uma estrutura metálica precisou ser instalada. A reforma feita pelo governo do estado deve terminar em abril.
“Com a instalação dessa ponte metálica, agora nós vamos fazer o rompimento da parte que está interrompida da viga, romper ela, fazer todo o serviço de engenharia necessário para fazer uma nova concretagem”, explica Hélio Peluffo Filho, secretário de Infraestrutura e Logística de MS.
Enquanto isso, os veículos passam pelo local no sistema pare e siga. A espera é longa.
“Tive aqui no final do ano e ficamos 40 minutos parado aqui, esperando para poder liberar”, conta o caminhoneiro Gilberto da Silva.
A rodovia foi construída sobre um aterro há mais de 40 anos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes afirma que, na época, foram usados materiais da própria região com muita matéria orgânica, o que não é recomendado, e os ciclos de secas e cheias do Pantanal ao longo dos anos aceleraram o desgaste da estrada.
O Dnit disse ainda que está elaborando um edital de licitação para restauração da BR-262 e que as obras devem começar ainda no segundo semestre. Para quem mora na região é a expectativa é grande.
“O desenvolvimento da cidade precisa dessa rota aqui para poder evoluir, poder crescer”, afirma o motorista Joelson Bispo.
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