Com alta de casos, cidades da região de Piracicaba têm média de até 3,4 denúncias de lesão corporal dolosa por dia em janeiro


Limeira, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste demonstraram crescimento nos registros do crime na comparação entre os meses de janeiro de 2023 e 2024. Plantão Policial de Piracicaba
Giuliano Tamura/ EPTV
As ocorrências de lesão corporal dolosa, quando há intenção de agredir ou colocar a vida da vítima em risco, registraram alta nas três maiores cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região, conforme aponta levantamento mais recente, divulgado nesta segunda-feira (26), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) do estado de São Paulo. Veja mais detalhes, abaixo.
Em Piracicaba (SP), foram registrados 106 casos de lesão corporal dolosa em janeiro de 2024. A média diária de registros desse tipo de crime em janeiro de 2024 é de 3,4 ocorrências.
No mesmo período do ano passado, a cidade teve 99 ocorrências desse tipo de crime. A marca representa uma alta de 7% na comparação entre os dois meses. Em dezembro de 2023, foram 114 notificações.
Limeira (SP) também demonstrou alta nas notificações de lesão corporal dolosa entre os meses de janeiro de 2023 e 2024, passando de 71 para 79 ocorrências, respectivamente.
Os registros de lesão corporal dolosa em Nova Odessa (SP) passaram de 16 para 17 casos na comparação entre janeiro de 2024 e o mesmo mês no ano passado. Em dezembro de 2023, a cidade teve 23 denúncias do crime.
Em Santa Bárbara d’Oeste (SP), os casos de lesão corporal dolosa subiram de 33 para 40 entre janeiro de 2023 e 2024. Em dezembro do ano passado, o município somou 37 ocorrências.
Lesão corporal: O que é?
No Código Penal, o crime é descrito como ofender a integridade corporal ou a saúde de outra pessoa. São crimes onde o agressor teve a intenção de provocar lesões e colocar a vida da vítima em risco. O crime prevê uma pena que pode ir até 12 anos, dependendo do tipo de lesão e do resultado dela.
Homicídio doloso
Em Piracicaba, foram três casos de homicídio doloso, quando há intenção de matar, registrados em janeiro de 2024. O número se manteve igual ao notificado em dezembro de 2023. Em janeiro do ano passado, foram dois casos.
Limeira, Santa Bárbara d’Oeste e Nova ODessa não registraram casos desse tipo de crime em janeiro deste ano.
Contexto identificado
A maioria dos homicídios dolosos – quando há intenção de matar – com o contexto identificado na região de Piracicaba (SP) em 2023 foi contra amigos, familiares ou pessoa com algum outro vínculo afetivo, segundo dados da SPVida, plataforma da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Os dados são referentes ao período entre janeiro e novembro do ano passado e mostram que 23 das 38 vítimas de crimes com contexto identificado foram mortas por pessoas deste círculo de proximidade.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.