Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF preso por blitze nas eleições de 2022, é nomeado secretário em SC


Solto em agosto de 2024, Silvinei Vasques foi nomeado para a pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, na Grande Florianópolis. Silvinei Vasques foi nomeado pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD)
Prefeitura de São José/Divulgação
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, quarta cidade mais populosa de Santa Catarina, que faz limite com Florianópolis. Preso em 2023 suspeito de interferir no segundo turno das eleições, ele foi nomeado na segunda-feira (6) pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), reeleito em outubro para o cargo.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O ex-diretor foi solto em agosto do ano passado usando tornozeleira eletrônica. Nas eleições municipais, o ex-diretor anunciou apoio a Orvino, que afirmou à época que o nomearia como secretário.
Antes de ser detido em 2023, era cotado como um dos possíveis candidatos pelo PL no município de 270 mil habitantes.
Natural de Ivaiporã (PR), Silvinei ingressou na PRF em 1995 e fez parte da corporação por 27 anos. Em dezembro de 2022, recebeu aposentadoria voluntária integral – ou seja, sem perda de salário.
Voto em Bolsonaro e blitze no segundo turno
Na véspera do segundo turno, Silvinei Vasques fez um post em redes sociais pedindo votos para a reeleição de Jair Bolsonaro. A postagem foi apagada depois, mas Vasques se tornou réu por improbidade administrativa no episódio.
Em depoimento à CPI dos Atos Golpistas, Vasques negou que tenha havido qualquer omissão ou irregularidade na atuação da PRF.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.