Polícia identifica três suspeitos de matar 32 animais em 11 dias em São Joaquim da Barra, SP


De acordo com delegado, apesar da gravidade, casos não têm relação. Penas variam de dois a cinco anos de reclusão e podem ser aumentadas por causa das mortes. Polícia identifica três suspeitos por maus-tratos a animais em São Joaquim da Barra (SP)
Redes Sociais
Após três casos de maus-tratos a animais, com 31 gatos e um cachorro morto em 11 dias em São Joaquim da Barra (SP), a Polícia Civil identificou três suspeitos. Apesar da gravidade, até o momento, os casos não têm relação entre si, de acordo com a investigação.
Na cidade, protetores e ONGs dos direitos dos animais protestaram para pedir punição aos responsáveis (veja abaixo detalhes da investigação de cada caso).
Linha do tempo
Os crimes aconteceram durante o período das festas de Natal e Ano Novo:
Dia 23 de dezembro: cinco gatos foram encontrados mortos no bairro João Paulo II;
Dia 27 de dezembro: 23 gatos foram achados mortos no Centro;
Dia 2 de janeiro: um cachorro morto e outros cinco feridos foram encontrados abandonados em uma casa no bairro Jardim Dorivan.
O delegado Gustavo de Almeida Costa, que chefia os inquéritos, disse que já tem elementos para indiciar pelo menos a mulher suspeita de envenenar os animais no Centro da cidade.
“Eu vou relatar o inquérito policial e encaminhar para o poder judiciário. Vou indiciar ela pelo artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientes”, afirma o delegado.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O artigo 32 prevê que é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Por se tratar de cão ou gato, a pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de se ter a guarda de quaisquer outros animais. Como o caso envolve morte, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço.
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra suposto envenenamento que matou 23 gatos
Polícia investiga morte de 28 gatos em intervalo de cinco dias
Cão morto e outros cinco feridos são encontrados em situação de maus-tratos
Cinco gatos mortos antes do Natal
No primeiro caso em 23 de dezembro, um homem de 64 anos foi identificado como suspeito de envenenar e causar a morte de cinco gatos no bairro João Paulo II.
“É vizinho, ele morava ali mesmo, do lado, no bairro João Paulo II, onde aconteceu os fatos. Ele ainda não foi ouvido, só falta ouvir ele e agora é aguardar a finalização do inquérito policial”, afirma o delegado.
Segundo Costa, o idoso deve prestar depoimento ainda esta semana.
Gatos são achados mortos em São Joaquim da Barra, SP, e moradores suspeitam de envenenamento
Redes Sociais
Mais gatos envenenados
Nos dias 27 e 28 de dezembro, moradores da região da Rua Paraná, no Centro, encontraram 23 gatos mortos, sendo um deles uma gata prenha. Um boletim de ocorrência foi registrado.
Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento do suposto envenenamento (veja abaixo).
Vídeo mostra suposto envenamento que matou 23 gatos em São Joaquim da Barra
Nas imagens, é possível ver uma mulher na garagem de uma casa com o portão aberto. Ela se dirigiu até uma árvore com algo nas mãos e colocou no chão. Alguns animais se aproximaram e pareceram comer o que a mulher deixou no local.
De acordo com o delegado, restos dos alimentos foram levados até a delegacia e foi possível identificar substâncias que aparentavam ser veneno. O material foi encaminhado para a perícia.
A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão no dia 31 de dezembro na casa da mulher e encontrou mais três gatos mortos. Outros materiais foram apreendidos na ocasião.
“Apreendemos uma carne com a aparência da carne que foi envenenada. O aparelho celular, para ver conversas que ela [suspeita] tinha, porque os vizinhos eram unânimes em falar que ela criticava muito a presença dos gatos. Eu encaminhei [o telefone] para a extração das conversas, porque ela reclama muito”, diz.
Acompanhada de um advogado, a mulher, que não teve o nome divulgado, chegou a se apresentar à delegacia, mas permaneceu em silêncio durante o depoimento e foi liberada.
Gatos são encontrados mortos por suspeita de envenenamento em São Joaquim da Barra, SP
Foto: Redes Sociais
Cachorros abandonados
No terceiro caso, um cachorro morto e outros cinco feridos foram encontrados abandonados em situação de maus-tratos em uma casa no dia 2 de janeiro. A Polícia Militar chegou até o local após a denúncia de um vizinho.
O imóvel estava abandonado e todos os animais estavam com sinais visíveis de maus-tratos, como desnutrição e ferimentos. Segundo a polícia, um animal morto chegou a ser devorado pelos outros que estavam sem qualquer alimento.
“O suspeito já foi preso por tráfico ilícito de drogas. No interrogatório, ele foi bastante evasivo, apresentou assim, uma versão ilusória, ele quis jogar a culpa em alguém que não existe, ele quis se esquivar. Dessa forma, não apresentou nenhuma defesa coerente. Ele abandonou os cães ali à própria sorte”, afirma o delegado.
Ainda segundo a polícia, a princípio, a suspeita era de que os cães tinham sido deixados sem cuidado havia uma semana, mas durante o depoimento, o responsável admitiu que saiu de casa no dia 22 de dezembro.
Os animais vão passar por tratamento para recuperar o peso e controlar a anemia. Eles também receberão o cuidado necessário para tratar da doença do carrapato.
Cinco cachorros são encontrados em situação de maus tratos após denúncia de vizinho em São Joaquim da Barra
Maria de Fátima Irene da Silva
*Sob supervisão de Thaisa Figueiredo
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.