Procon-SP pede aumento de estoque de remédios e água no litoral paulista após surto de virose


Órgão quer evitar aumento abusivo no preço dos medicamentos por conta da procura. Surto de virose no Guarujá: Prefeitura notifica Sabesp sobre possível vazamento de esgoto.
Reprodução/TV Globo
O Procon-SP pede que as empresas responsáveis pelo abastecimento de farmácias aumentem o estoque de remédios no litoral de São Paulo após o surto de virose na região.
O problema de saúde gerou debates sobre o saneamento e o tratamento de esgoto no local e, na prática, lotou unidades de saúde e farmácias, que sofrem com a escassez de medicamentos.
Ano-Novo na praia tem surto de virose e orientações médicas para controlar os sintomas; confira
Para evitar o aumento abusivo no preço dos medicamentos por conta da procura, o Procon pede que as empresas se mobilizem para normalizar a oferta de produtos, especialmente água, bebidas isotônicas e medicamentos, nas cidades do litoral paulista.
A recomendação de agilizar a reposição dos itens mais procurados e reforçar os estoques foi enviada para as seguintes associações:
APAS (Associação Paulista de Supermercados)
IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo)
Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias)
ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores)
O órgão ainda orienta que os consumidores registrem qualquer situação que possa ser caracterizada como venda casada ou imposição de condições específicas para a compra de produtos.
Virose no litoral
A Prefeitura de Guarujá acredita que o aumento dos casos de virose pode estar relacionado à contaminação do mar por esgoto clandestino. Diante dessa hipótese, a Sabesp foi notificada sobre vazamentos. Além disso, amostras de água da Praia da Enseada foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para investigar a origem do problema.
As viroses geralmente afetam o trato gastrointestinal (sistema digestivo), provocando sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, cólicas e febre. A duração pode variar de um dia a uma semana, e a desidratação pode ser classificada como leve, moderada ou severa.
Vazamento de esgoto na Praia da Enseada, em Guarujá (SP)
Reprodução/TV Tribuna
A equipe da TV Tribuna, afiliada da Globo, recebeu denúncias de vazamento de esgoto nas praias de Guarujá e Itanhaém.
Por meio de nota, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que equipes atuaram rapidamente para regularizar o funcionamento da rede de esgoto das duas cidades. Segundo a companhia, os serviços foram concluídos com a limpeza e higienização do local.
A empresa afirmou que as fortes chuvas podem sobrecarregar o sistema, já que ele não foi projetado para a entrada de água pluvial. “A Sabesp informa que monitora o sistema de esgotamento sanitário da Baixada Santista, com equipes mobilizadas para manter sua plena operação”, destacou.
Como prevenir?
Por meio de nota, o Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica de Peruíbe informou que as medidas de prevenção contra viroses são:
Hidratação
Alimentação e sono adequados
Evitar locais com aglomeração
Higiene adequada das mãos
Em caso de sintomas, realizar o uso de máscaras para evitar a propagação dos vírus e procurar uma unidade de saúde
De acordo com a Secretaria de Saúde de Santos, também por meio de nota, a transmissão ocorre pelas vias respiratórias, a partir de gotículas expelidas por tosse ou espirro, ou pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias e outros microrganismos.
Durante o verão, a secretaria destacou que a aglomeração de pessoas, o consumo de alimentos de origem desconhecida e as enchentes causadas pelas chuvas são fatores de risco.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.