“Maizena” ou “maisena”: qual é o certo?

“Maizena” ou “maisena”: qual é o certo?Taís Ilhéu

Se você já ficou na dúvida entre “maisena” e “maizena”, saiba que ambas as formas estão corretas – mas não são exatamente a mesma coisa. O termo maisena, com “s”, é usado de forma genérica para se referir à farinha fina de amido e é o que você encontra nos dicionários de português. Já “Maizena” com “z” é um nome próprio, registrado como marca do produto (por isso, deve ser escrita com a letra inicial maiúscula).

A confusão faz sentido: “As duas palavras têm origem no espanhol ‘maís’ e no inglês ‘maize’. Ambas se referem a uma espécie de milho a partir do qual o amido é produzido”, conta Mara Giovana Siqueira, Supervisora de Linguagens das unidades Anglo Alante e professora de Língua Portuguesa.

Então agora você já sabe: quando estiver falando do produto famoso, use “Maizena”. Mas, para se referir ao amido em geral, o certo é “maisena”. Fácil, não é?

Seis frases para dar água na boca

Veja como usar as duas palavras:

  • Crianças adoram mingau de maisena.
  • Quando se coloca maisena misturada à farinha no bolo, ele fica mais macio.
  • Vovó fazia biscoitinhos de maisena. Isso ficou na minha lembrança.
  • A receita pede a Maizena para dar a consistência ao molho.
  • Já comprou a Maizena que pedi a você?
  • Misture o leite e a Maizena e leve ao fogo até engrossar.
Continua após a publicidade

Em músicas, na literatura e, é claro, em receitas!

Quer uma música com a palavra “maisena”? A professora Mara cita o forró “Papa de maisena” do cantor e compositor cearense Messias Holanda. No trecho abaixo, o músico se refere ao ingrediente e não à marca:

“Mariana tá querendo comer papa de maisena Ela tá querendo ir lá no bar do seu Lucena.”

Já, na literatura, a educadora Mara lembra a obra de Luís Fernando Veríssimo, “O analista de Bagé”. “O próprio personagem se define como ‘mais ortodoxo que caixa de Maizena’, fazendo referência à tradicional embalagem do produto”, explica a professora.

Continua após a publicidade

Em receitas, você pode encontrar tanto a maisena quanto a marca Maizena. Veja um exemplo delicioso publicado no portal da revista Claudia. Aliás, é uma boa pedida para as festas de final de ano.

Pavê de pote

Ingredientes 2 xícaras (chá) de leite} 1 lata de leite condensado 1/2 caixinha de creme de leite 3 colheres (sopa) de amido de milho 3 gemas 2 colheres (sopa) de essência de baunilha 1 pacote de 360g de biscoito maisena Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo Coloque em uma panela o leite, o leite condensado, o creme de leite, o amido e as gemas. Misture bem e cozinhe até engrossar. Retire do fogo e misture a baunilha. Coloque o creme nos potinhos intercalando com biscoitos cortados em pedaços pequenos e, para finalizar, decore com raspas de chocolate.

Continua após a publicidade

Veja aqui mais dúvidas de português.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP Telegram

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.