Sem ambulância para transferência, paciente da UPA do Jaraguá paga por transporte para não perder cirurgia: ‘200 reais para vir’, diz o pai

Jovem quebrou o braço e ficou nove dias internado na UPA à espera de transferência para unidade de saúde em Penedo. Paciente da UPA do Jaraguá paga transporte por falta de ambulância para transferência
A família de um paciente internado na UPA do Jaraguá, em Maceió, que tinha cirurgia marcada na Santa Casa de Penedo nesta quinta-feira (2) precisou pagar R$ 200 reais para transportá-lo em carro particular por causa da falta de ambulâncias para transferir pacientes que necessitam de cirurgias e outros procedimentos médicos de urgência para outras unidades de saúde.
O jovem quebrou o braço no dia 22 de dezembro, quando deu a primeira entrada na UPA do Jaraguá. O pai contou que precisou pagar R$ 200 somente no transporte de ia para que o filho não perdesse a cirurgia.
“Do dia 24 até o dia 1º aguardando uma ambulância nos levar para a Santa Casa de Penedo. Alegaram que a ambulância estava quebrada e não tinha condições de fazer esse translado de Maceió até Penedo. Eu tive que vir por conta própria para não perder a cirurgia dele, que estava marcada para o dia 2 aqui em Penedo. Gastei 200 reais para vir e agora mais 200 para voltar”, disse Marcelo Cid.
A Sesau informou à TV Gazeta que a ambulância para transferências de pacientes não estava quebrada e afirmou que o transporte de pacientes é feito de forma gratuita.
A Defensoria Pública do Estado já havia constatado problemas relacionados à regulação dos pacientes que necessitam de cirurgias e outros procedimentos médicos de urgência para outras unidades de saúde, bem como dificuldades no transporte dos pacientes, especialmente para unidades localizadas em outros municípios.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais noticias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.