Transporte público, asfalto e moradia: veja entrevista de Eduardo Siqueira (PODE) sobre seus primeiros atos de governo


Eduardo Siqueira Campos (Podemos) esteve no Jornal Anhanguera 1ª edição desta quinta-feira (2) para entrevista ao vivo. Veja como foi. Prefeito Eduardo Siqueira Campos é entrevistado no JA1
TV Anhanguera/ Reprodução
O prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) esteve no Jornal Anhanguera 1ª edição desta quinta-feira (2) para entrevista, ao vivo, sobre os primeiros passos de sua gestão à frente do Poder Executivo da capital. Ele falou sobre os desafios do transporte público e os principais projetos (assista entrevista abaixo).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Antes da entrevista, o telejornal apresentou uma reportagem sobre os problemas enfrentados no transporte público. O primeiro dia útil de 2025 foi marcado pela superlotação e a demora dos coletivos.
Prefeito Eduardo Siqueira (PODE) fala sobre transporte público e projetos em entrevista
O prefeito falou de alguns projetos para melhorar a qualidade dos serviços prestados e destacou a gratuidade do serviço durante o mês de janeiro de 2025.
“Diante de um serviço precário, o mínimo que a prefeitura pode fazer no primeiro momento é, não cobrar por este serviço”. Ele destacou que o pagamento de aluguel de ônibus é o “pior caminho” e que o melhor seria por quilômetro rodado.
Leia Mais
Josi Nunes (UNIÃO) toma posse para o segundo mandato como prefeita de Gurupi
Prefeito reeleito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UNIÃO) toma posse em cerimônia com ginásio lotado
O prefeito afirmou que vai conceder o serviço de transporte público para iniciativa privada mediante obrigações, com exigências, sem pagar por ônibus alugados. Sobre uma possível privatização do transporte público, o novo gestor desconversou e falou de serviços que podem ser cobrados dos empresários e de projetos futuros.
Ele também fez uma nova promessa, afirmando que a nova contratação para o transporte público vai exigir dez vans que farão o transporte individualizado de pessoas com dificuldade de locomoção.
“Tem o número exato dessas pessoas com essas dificuldades. Por mais que o ônibus tenha acessibilidade, as pessoas não conseguem ir até o ponto de ônibus, então esses a prefeitura, com o serviço concedido, vai buscar em casa”, destacou.
Eduardo Siqueira Campos fala de metas e desafios para os próximos quatro anos
TV Anhanguera/Reprodução
Moradia popular
O apresentador Willian Alves questionou como o prefeito pretende resolver a situação de milhares de pessoas que esperam por moradia.
Eduardo Siqueira Campos iniciou sua resposta falando sobre projetos que disse ter iniciado para tapar buracos, limpar e iluminar a cidade. “Nós vamos começar primeiro cuidando da nossa cidade”, afirmou.
Depois, afirmou que esteve em conversa com o governo Federal, já como prefeito eleito, e ficou de fazer um levantamento das áreas que a prefeitura tem para começar um programa de habitação. Segundo ele, a fila por moradia é maior e chega perto de 20 mil.
Gasto com saúde e construção de hospitais
Sobre o plano a saúde pública, Eduardo lembrou do percentual obrigatório de gastos com a saúde e que eles precisam ser feitos com qualidade. Como primeira medida, disse que vai examinar as estruturas existentes.
“Vamos restaurar, vamos fazer reformas e melhorias dentro das unidades básicas e a construção das UBs de acordo como está no nosso programa de governo”, afirmou.
Contas atrasadas na educação
Na área educacional, Eduardo disse que precisa fazer um balanço financeiro para pagar serviços atrasados antes de começar novos projetos, como construção de escolas e creches.
“Nós temos que lutar pelo concurso, que está sub judice, para que a gente possa ter esses profissionais dentro das unidades”, informou o prefeito quando dizia que pretende ter mais concursados e menos contratados.
Asfalto na região sul
A pavimentação asfáltica na região sul de Palmas também se tornou tema na entrevista, devido a diversas reclamações de moradores. Conforme o prefeito, o orçamento precisa ser igualitário e que levará asfalto de qualidade às principais avenidas da cidade.
“Vamos libertar a região sul, como o norte de Goiás foi libertado do atraso”, destacou Eduardo depois de anunciar a contratação dos projetos arquitetônicos como a da ponte do Setor Bertaville e o prolongamento da Avenida Teotônio Segurado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.