Aprenda como fazer banhos de ervas para começar 2025 com o pé direito


Rituais energéticos, de tradição milenar, são muito procurados para a virada de ano pelos alagoanos. Banho de ervas: aprenda a fazer para limpar e atrair boas energias
🌿Logo um ano novo se inicia e com ele a esperança de dias melhores. Metas, fechamento de ciclos e por que não uma “ajudinha” da natureza para auxiliar na limpeza energética e começar 2025 com os caminhos abertos?! O banho de ervas é um ritual milenar e muito procurado para virada de ano pelos alagoanos.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
É possível encontrar registros de banhos de ervas nas histórias do Egito, de Roma, da Grécia, dos Incas, Astecas e Maias. E os banhos são variados… tem para limpeza de energias negativas, para purificação, atrair prosperidade e amor.
Os banhos podem ser feitos em casa com ervas e flores frescas. O importante é ter fé e manter sempre pensamentos positivos.
Alecrim, arruda, manjericão, pétalas rosas, guiné e até o sal grosso. O ingrediente par ao banho depende da finalidade. Em Maceió, as ervas frescas podem ser encontradas no Mercado da Produção ou até mesmo em supermercados.
“No final do ano muitas pessoas procuram as ervas para fazer os banhos, mas também para fazer os defumadores. Tem banho de 7 ervas, banho de descarrego, banho de limpeza”, disse José Cláudio, que vende ervas no Mercado da Produção há mais de 30 anos.
🍃Ervas e seus poderes
Banhos de ervas são usados para atrair prosperidade durante a virada do ano
Reprodução/ TV Globo
🪴Banhos quem podem ser tomados de cabeça
Alecrim – purificação energética
Alfazema – limpeza de ambiente, limpeza espiritual, traz mansidão
Manjericão – Purificador e consagrador. Abre os caminhos
Patchouli – Equilíbrio espiritual, prosperidade, atrair o amor
🍂 Banhos quem devem ser tomados do pescoço para baixo
Arruda – limpeza espiritual, afasta negatividade
Guiné – Limpa e purifica e pode ser usado em defumação
Espada de Iansã ou São Jorge – Purifica e protege
Pião roxo – Ajuda a equilibrar as emoções e espanta o mau olhado
Sal grosso – Revitaliza, limpa e energiza
As ervas podem ser misturadas e o banho potencializado. Mas é preciso ficar atento porque a maioria dos banhos deve ser feito do pescoço para baixo. O banho é um ritual de fé, é a conexão com as ervas e com o que elas representam.
“Os banhos de descarrego têm que ser da cabeça para baixo. Mas os banhos para atrair prosperidade, pode tomar de cabeça, com alecrim, patchouli, manjericão”, disse José Cláudio.
Barraca do “Zé Claudio Raizeiro” no Mercado da Produção em Maceió
Jonathan Lins/G1
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.