Visitante terá que emitir ingresso para entrar na Ilha do Campeche, em SC


Bilhete será de graça e os custos ficam apenas para o transporte feito por embarcações. Ilha do Campeche, em Florianópolis
Leonardo Sousa/PMF
A prefeitura de Florianópolis publicou portaria sobre as regras para a visitação na Ilha do Campeche, conhecida também como o Caribe de Santa Catarina. Conforme o Diário Oficial de quinta-feira (26), os visitantes serão obrigados a apresentar ingresso individual.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O bilhete será de graça, mas obrigatório a todos. Os custos ficam apenas para o transporte feito por embarcações. O g1 questionou em qual data as novas regras passam a valer, mas não teve retorno até a última atualização deste texto.
Localizada na região sul da Ilha de Santa Catarina, a Ilha do Campeche guarda grande acervo de gravuras que homens da pré-história fizeram nas rochas. O local é Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional e foi tombado em 2020.
Transporte
O transporte deve ser feito por embarcações autorizadas pela prefeitura e que tenham selo de vistoria. Os visitantes, porém, poderão chegar na ilha em embarcações próprias ou por outros meios como caiaques, pranchas e natação, respeitados os limites, cotas e regramentos estabelecidos.
O documento cita um “período de transição” para a a aplicação das regras e a obrigatoriedade dos bilhetes individuais. Até que seja implementado o controle das autorizações individuais, somente as embarcações das associações signatárias do Termo de Ajustamento de Condutas de 2019/2020 poderão fazer o transporte de pessoas.
Ilha do Campeche, conhecida como Caribe de SC, obrigará ingresso individual; veja regras
Lucas Amoreli/NSC
Novas regras
Conforme a portaria, após o período de transição transporte até a ilha será feito de cinco formas, conforme as associações e empresas que fazem os deslocamentos na região. Estão reservadas vagas para quem se deslocar por meio próprio:
APAAS: 409 autorizações diárias;
ACOMPECHE: 60 autorizações diárias;
BARRA DA LAGOA: 133 autorizações diárias;
ABTC: 72 autorizações diárias;
OUTROS E PRÓPRIOS: 120 autorizações diárias.
Emissão de bilhete
O transporte de passageiros será executado pelas embarcações autorizadas pela prefeitura por meio de licença de tráfego e selo de vistoria e não haverá mais licença específica ou exclusiva para a operação na ilha.
As autorizações para todos os visitantes deverão ser feitas no site da prefeitura, que irá emitir bilhete individual. No documento haverá informações da visita, como o nome de quem solicitou, data e opção de deslocamento.
Segurança
A fiscalização da quantidade de visitantes será feita pela prefeitura, mas caberá aos responsáveis pelo transporte de embarcações confirmar que todos visitantes tenham o bilhete de autorização para entrar na ilha.
Além disso, o embarque e desembarque dos visitantes deverá acontecer exclusivamente entre 9 horas e 17 horas.
“É de responsabilidade dos transportadores a verificação junto à coordenação da Equipe de Visitação/Monitoramento, sobre as trilhas abertas à visitação, a fim de comunicar possíveis interdições aos turistas, antes do embarque”, diz o documento.
O local possui:
Praia de águas caribenhas e areia branca
Trilhas terrestres e subaquáticas
Sítios com inscrições rupestres e oficinas líticas
Monolito com cerca de 9 metros de altura
Conexão Verão: Ilha do Campeche
LEIA TAMBÉM:
Conheça atrações das cidades onde mais neva
Mulher cai de ponte ao tirar foto e fica presa por cadarço
Mulher cai de ponte ao tirar foto e fica presa por cadarço amarrado por namorado em SC
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.