Inmet e Defesa Civil emitem alerta para o risco de chuvas intensas no Vale e região na semana do Natal


Segundo a Defesa Civil de São Paulo, a região do Vale do Paraíba está entre os locais de maior atenção para o risco de chuvas fortes em todo o estado paulista. Nuvens de chuva em Taubaté
Foto: Victor Consoli
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil Estadual emitiram um alerta para o risco de chuvas intensas em toda a região do Vale do Paraíba na semana do Natal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O alerta emitido pelo Inmet é válido até quarta-feira (25), dia do Natal, mas pode ser prorrogado para o restante da semana. No caso do intuito, o Vale e região foram classificados no grau de risco amarelo (mais leve).
Há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Vento em Caraguatatuba
Marcos Paulo da Silva/Vanguarda Repórter
Já segundo a Defesa Civil de São Paulo, o Vale do Paraíba e Litoral Norte estão entre as regiões do estado que mais devem ter atenção para o risco de chuvas fortes nos próximos dias.
O alerta emitido pelo órgão estadual é válido de terça (24), véspera do Natal, a sexta-feira (27). A partir de sábado (28), há previsão de o tempo ficar mais firme.
Apesar disso, até lá, a Defesa Civil alerta para o risco de temporais, que podem estar acompanhados de raios e rajadas de vento. Por conta disso, o órgão vai montar um Gabinete de Crise nesta semana.
“Os modelos meteorológicos indicam condições para acumulados expressivos de chuva e, com o solo já encharcado, a recomendação é atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco de transtornos”, alerta a Defesa Civil.
De acordo com a Defesa Civil, o risco de chuvas intensas é provocado pela combinação entre elevação das temperaturas e a sensação de calor com a umidade do ar proveniente do oceano.
Além disso, há previsão da chegada de uma frente fria, que sairá da região Amazônica com um corredor de umidade do ar.
“Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição é que apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas”, completa a Defesa Civil.
Orientações
A Defesa Civil orienta os moradores a região a se proteger em locais seguros durante as tempestades e evitar transitar por áreas com alagamentos. Além disso, não é recomendado dirigir durante a chuva – uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.
Quem mora em áreas de risco de deslizamentos de terra deve ficar atento às encostas, já que a chuva aumenta a possibilidade de ocorrências.
Alguns sinais – como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinadas e água lamacenta descendo do morro – normalmente acontecem antes de um deslizamento.
No Litoral Norte, os banhistas devem sair da praia assim que se forma um mau tempo, já que os raios podem cair antes da chuva começar.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.