Queda de avião em Gramado: veja o que se sabe sobre acidente que matou empresário e 9 pessoas


Acidente ocorreu minutos após a decolagem e deixou 17 feridos em solo. Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, 61 anos, era o dono do avião e o pilotava no momento da queda. Vídeo mostra momento em que avião cai atingindo imóveis em Gramado, no RS
A queda de um avião de pequeno porte em Gramado neste domingo (22) levou à morte de todos os dez ocupantes e deixou ao menos 17 feridos em solo ao atingir um prédio, uma loja, uma casa e uma pousada.
A aeronave de pequeno porte pertencia ao empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, que a pilotava no momento do acidente. O acidente ocorreu por volta das 9h15, em Gramado, minutos após a decolagem do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí, interior de São Paulo. Ainda não se sabe o motivo da queda.
Veja, a seguir, o que se sabe sobre a tragédia:
Quem era o empresário que pilotava avião?
Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, 61 anos, era o dono do avião e o pilotava no momento do acidente estava com a esposa, três filhas, e alguns outros membros da família.
Líder da Galeazzi & Associados, o empresário era filho de Cláudio Galeazzi, considerado um dos grandes nomes do setor de recuperação de empresas do país — ele morreu em março de 2023, devido a um câncer.
Em 2010, Luiz perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, de 69 anos, na queda de um avião bimotor, na região de Sorocaba, interior de São Paulo. Ela e o piloto, José Andrei Ferreira dos Santos, de 32 anos, morreram na hora.
Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o bimotor utilizado pela mãe estava no registrado no nome de Luiz Cláudio.
Empresário Luiz Galeazzi morto em acidente de avião
Reprodução/Linkedin
Quem eram as outras vítimas?
De acordo com Gustavo Barcellos, o delegado à frente da investigação, as vítimas eram familiares do empresário Luiz Cláudio Galeazzi.
Entre os nove mortos, estão:
a esposa
os três filhos;
a irmã;
o cunhado;
a sogra;
e duas crianças.
Bruno Cardoso Munhoz Guimarães, diretor da empresa, morreu na queda do avião. O grau de parentesco com Luiz Cláudio Galeazzi não foi confirmado até a última atualização desta reportagem.
O governador Eduardo Leite lamentou a tragédia.
“As vitimas são de São Paulo, mas vieram desfrutar de momentos na serra gaúcha. E, neste momento natalino, as famílias das vítimas sentirão esta imensa dor”.
REPERCUSSÃO: políticos e autoridades se manifestam sobre acidente
Imagens das câmeras de segurança do Aeroclube de Canela mostram o momento em que o empresário e a família entram no avião que caiu neste domingo (22) em Gramado. Veja abaixo.
Vídeo mostra a cronologia de queda de avião em Gramado; 10 pessoas morreram
Onde aeronave caiu?
A aeronave caiu na avenida das Hortensias, uma das mais movimentadas de Gramado, atingindo um prédio, uma loja, uma casa e uma pousada no entorno. Ao menos 17 pessoas ficaram feridas. Duas delas estão em estado grave.
No momento da queda, o avião também atingiu a chaminé de um prédio, onde estava uma pessoa que conseguiu sair sem ferimentos.
Um turista que estava na pousada com a família relatou o momento em que o teto desabou sobre sua cabeça.
“Escutamos um estrondo muito forte. O teto onde estávamos caiu, era de gesso […] Desceu tudo na nossa cabeça. Minha esposa teve um corte pequeno. Foi um desespero muito grande. Pessoas saindo do hotel com o corpo queimado, uma cena de filme de terror, uma coisa pavorosa”, disse o administrador de empresas Marco Aurélio Mendonça, de 38 anos.
Avião cai em Gramado e deixa 10 mortos
Arte/g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.