Aplicativo de mensagem é apresentado como alternativa para atendimentos emergenciais no Acre


Telegram começou a ser usado em 2021 e neste ano, a Secretaria de Segurança Pública usa esta forma como alternativa para atendimentos de emergência. Telegram
Getty Images
Uma nova opção às ligações para os serviços emergenciais foi apresentada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp): o aplicativo Telegram. Além das chamadas através dos números 181, 190 e 193, desde 2021, há essa nova alternativa de contato para as equipes de socorro.
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Em 2024, de 1º de janeiro a 16 de dezembro, foram recebidas mais de 3 mil ligações pelo Centro de Comando e Controle (Cicc) da Sejusp por meio de ligação. Pela nova ferramenta, foram registrados 359 atendimentos.
De acordo com o titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, essa é uma alternativa que vai modernizar e para ampliar as possibilidades de acesso aos serviços. Ele frisa que a população pode continuar usando os números de emergência já conhecidos e que o Telegram é uma opção complementar.
O novo aplicativo é importante para os casos em que a população não consegue atendimento pelos números emergenciais.
Como são utilizados os números emergenciais
181 – Para fazer uma denúncia sem ser identificado
190 – Para notificar uma ocorrência criminal de roubo ou furto à Polícia Militar do Acre
193 – Para solicitar salvamento e combate de incêndios ao Corpo de Bombeiros Militar do Acre
Como utilizar a ferramenta pelo Telegram para pedir ajuda
Passo 1: Abra o Telegram;
Passo 2: Acesse o aplicativo Telegram no seu celular ou dispositivo;
Passo 3: Na barra de pesquisa (ícone de lupa), digite: PM_AC_190;
Passo 4: Inicie a conversa;
Passo 5: Toque no nome que aparece na pesquisa e, em seguida, clique em iniciar; interaja com o Assistente Virtual;
Passo 6: O assistente virtual será o primeiro contato; ele solicitará informações básicas, como: o tipo de emergência (ex.: roubo, acidente, violência doméstica etc.);
Passo 7: Informe o município onde ocorreu a situação; forneça os dados solicitados para que o atendimento prossiga; aguarde a transferência para um atendente especializado ;
Passo 8: Após fornecer as informações iniciais, sua solicitação será encaminhada para um atendente humano, especializado em lidar com situações críticas;
Passo 9: As informações fornecidas serão registradas no sistema oficial de ocorrências da polícia; aguarde a resposta da equipe operacional;
Passo 10: O gestor operacional será acionado e encaminhará a equipe policial até o local da emergência, garantindo um atendimento rápido e eficiente.
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