Sergipe volta a realizar comercialização industrial de gás no mercado livre


O acordo de dois anos foi fechado com uma empresa de cerâmica e o fornecimento do gás vai ocorrer através da estrutura do Hub Sergipe, que é o primeiro terminal privado de GNL conectado à malha nacional de transporte de gás. Hub de Sergipe
Divulgação Eneva
Sergipe vai voltar a realizar a comercialização industrial de gás no mercado livre a partir de janeiro de 2025. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (18), pela Eneva, empresa responsável pelo Hub Sergipe, que reúne uma usina termoelétrica e uma unidade flutuante no município da Barra dos Coqueiros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo o diretor de marketing, comercialização e novos negócios da Eneva, Marcelo Lopes, o acordo de dois anos foi fechado com uma empresa de cerâmica e o fornecimento do gás vai ocorrer através da estrutura do Hub Sergipe, que é o primeiro terminal privado de GNL conectado à malha nacional de transporte de gás.
Para o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, a parceria representa um passo importante para a diversificação e fortalecimento do setor energético em Sergipe. Já que o estado voltará a contar com um consumidor livre de gás natural, que já se destaca como o terceiro maior consumidor do estado.
Ainda de acordo com ele, o estabelecimento do mercado livre de gás natural terá um impacto direto no mercado local, reduzindo custos operacionais e ampliando a competitividade de Sergipe no cenário nacional, já que possibilita que os consumidores negociem seus contratos diretamente com os fornecedores.
O Hub Sergipe está localizado em Barra dos Coqueiros, município da região metropolitana de Aracaju e conta com a usina que possui capacidade de geração de 1,6 GW e uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural (FSRU) com capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³/dia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.