Documentário dirigido por Roberto Figueiredo, professor universitário assassinado em Campo Grande é lançado nesta quarta-feira (18)


O documentário reúne depoimentos de historiadores, jornalistas, artistas e comerciantes que vivenciaram os acontecimentos que marcaram a divisão de Mato Grosso em 1977 e a instalação de Mato Grosso do Sul dois anos depois. Roberto Figueiredo dirigiu o documentário “Onde Você Estava?”.
Reprodução
O documentário “Onde Você Estava?”, dirigido pelo professor universitário Roberto Figueiredo, assassinado dentro de sua própria casa, na última sexta-feira (13) em Campo Grande, será lançado nesta quarta-feira (18), às 19h, no Teatro Aracy Balabanian.
A estreia foi mantida como uma homenagem ao educador e cineasta. De acordo com a pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Renata Marques, o lançamento em 2024 era um desejo expresso do professor, especialmente por coincidir com os 45 anos da instalação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1979.
“O professor Roberto insistiu muito para que o documentário fosse exibido ainda neste ano. Em conversa com a família Figueiredo, respeitamos seu desejo e mantivemos a data. A Fundação de Cultura viabilizou a mudança do local para o Teatro Aracy Balabanian, garantindo que o lançamento ocorresse como ele sonhou”, destacou Rubia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O documentário reúne depoimentos de historiadores, jornalistas, artistas e comerciantes que vivenciaram os acontecimentos que marcaram a divisão de Mato Grosso em 1977 e a instalação de Mato Grosso do Sul dois anos depois. A obra reflete sobre a identidade cultural do estado e os impactos da mudança histórica sob diferentes perspectivas.
Em entrevista concedida no último dia 11, durante a divulgação do lançamento, Roberto Figueiredo compartilhou sua motivação pessoal para criar o documentário.
“Sempre quis entender os sentimentos da população na época da instalação de Mato Grosso do Sul. Eu, por exemplo, morava em Três Lagoas e fazia faculdade, e tudo isso parecia muito distante. Fomos pegos de surpresa, principalmente nós do interior, que não sabíamos nada sobre o movimento separatista ou a lei assinada em 1977. Em 1979, a instalação oficial nos surpreendeu ainda mais. Essa dúvida sempre permaneceu: de onde surgiu essa ideia que se concretizou naquele momento?”, explicou o diretor.
Assassinato
Roberto Figueiredo foi encontrado morto em Campo Grande
Reprodução/ Redes Sociais
O professor universitário Roberto Figueiredo, de 68 anos, foi encontrado morto dentro de casa, no Jardim São Francisco, em Campo Grande, na manhã de sexta-feira (13). Um adolescente, de 17 anos, preso pela polícia, confessou ter matado o professor.
Para as autoridades, o suspeito contou que mantinha uma relação, há cerca de 5 meses, com a vítima e que os dois teriam se desentendido por conta de uma dívida de R$ 200.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.