Ônibus envolvido em engavetamento com morte em Curitiba apresentou falha mecânica no início do dia


Uma pessoa morreu e três ficaram feridas. Conforme Urbs, motorista interrompeu itinerário e equipe de manutenção concluiu que veículo deveria ficar fora de operação e seguir para garagem. Polícia investiga o que provocou falha em freios de ônibus que atingiu 10 veículos
O ônibus envolvido em um engavetamento com dez veículos nesta sexta-feira (13) apresentou uma falha mecânica horas antes do acidente, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pelo transporte coletivo na capital paranaense.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O engavetamento deixou uma pessoa morta e outras três feridas. A batida aconteceu no cruzamento das avenidas Iguaçu e Presidente Arthur Bernardes, por volta das 10h20.
Conforme a Urbs, após a falha mecânica, o motorista interrompeu o itinerário por volta das 8h, na Praça Rui Barbosa, ponto de início e final do itinerário.
Seguindo o protocolo previsto no contrato de concessão, a equipe de manutenção da empresa operadora da linha foi chamada pelo motorista e realizou uma avaliação no local.
A equipe concluiu que o veículo deveria ficar fora de operação e seguir para a garagem, sem a necessidade de caminhão guincho. Por conta disso, no momento da batida, não haviam passageiros no veículo.
A polícia investiga o caso. Na tarde desta sexta-feira, o motorista do ônibus, o representante da empresa responsável e o mecânico que fez a avaliação do veículo após o problema foram ouvidos.
LEIA TAMBÉM:
‘Nossa ficha não caiu ainda’, diz irmã de empresário morto em engavetamento entre ônibus e 10 veículos em Curitiba
Flagrante: Polícia prende em flagrante homem suspeito de tentar usar uma tonelada de fios de cobre roubados para comprar drogas no Paraná
Crueldade: Homem é preso suspeito de matar sete gatos a facadas no Paraná
Inspeção em dia, diz Urbs
“A Urbs instaurou uma comissão de investigação do acidente e notificou a empresa operadora da linha. A manutenção dos veículos é atribuição das operadoras do sistema. A comissão será responsável por apurar mais informações sobre as causas do acidente junto à empresa e acompanhar a perícia técnica. Se comprovada negligência, a operadora será responsabilizada”, afirma a nota da Urbs.
Conforme a Urbs, o veículo passou por uma inspeção no início de novembro, quando foi atestado pleno funcionamento. O selo de validade do ônibus, segundo a empresa, é válido até o início de abril de 2025.
A empresa responsável pela operação da linha disse, em nota, que designou um perito que está colaborando com as autoridades na apuração das causas do acidente e que está prestando apoio às vítimas.
“A empresa reafirma seu compromisso com a segurança e a transparência em todos os seus serviços. Neste momento, a prioridade da Expresso Azul é garantir o atendimento às vítimas e prestar a elas o apoio necessário”, afirma a nota.
Motorista morre em engavetamento entre ônibus e dez veículos em Curitiba
Vanessa Rumor/RPC
Relato de falha nos freios
Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista do ônibus relatou uma redução na capacidade de freios e tentou alertar, por meio da buzina, os outros veículos, para que eles saíssem da frente.
Câmeras de segurança registraram o o ônibus buzinando segundos antes do engavetamento. No vídeo também é possível ouvir o barulho da batida.
Outra câmera registrou o momento em que o ônibus do transporte coletivo bate contra os veículos que estavam parados no semáforo. Assista ao vídeo:
Vídeo mostra ônibus buzinando antes de engavetamento com dez veículos em Curitiba
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.