Visitação ao Morro São José é suspensa por causa do mar revolto em Fernando de Noronha


Decisão foi tomada pelo ICMBio. A Baía dos Porcos e a Praia do Sancho estão abertas, mas órgão não recomenda o banho com mar agitado. Acesso ao Morro São José foi suspenso nesta sexta (23)
Ana Clara Marinho/TV Globo
A visitação ao Morro São José, em Fernando de Noronha, foi suspensa nesta sexta-feira (23). O local faz parte da área do Parque Nacional Marinho e a suspensão da atividade foi determinada pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) por conta do mar revolto.
“As altas ondulações entraram na piscina do atrativo impossibilitando a visitação”, informou o ICMBio em nota. As fortes ondas estão sendo registradas por conta de um swell, fenômeno natural que causa mar revoltou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O órgão esclareceu, ainda, que a Baía dos Porcos e Praia do Sancho estão abertas, mas recomenda que os visitantes observem as condições e não recomenda banho em mar agitado.
“Os visitantes podem pedir informações sobre as condições dos atrativos aos guarda-vidas. Fiquem atentos e respeitem a sinalização local”, indicou o ICMBio.
A assessoria de comunicação do instituto informou que diariamente são avaliadas as condições para visitação aos atrativos do Parque Nacional Marinho.
LEIA TAMBÉM:
Fernando de Noronha tem alerta de mar revolto; ICMBio e bombeiros orientam banhistas
Nesta semana, as atividades no Porto de Santo Antônio foram suspensas por dois dias por conta do mar revolto. Os passeios de barco, canoa havaiana e descarrego de mercadoria voltaram a ser realizados na quinta-feira (22), quando foi registrada uma melhora nas condições para as operações.
Novo swell
O comandante do Corpo de Bombeiros na ilha, capitão Carlos Araújo, informou que há previsão de chegada de um novo swell em Fernando de Noronha na próxima semana.
O militar renovou as orientações para os moradores e turistas. “Estamos no período de ondas e a previsão um novo swell na terça (27) e quarta-feira (28). Nós recomendados obedecer às sinalizações e utilizar as praias que tenham a presença de guarda-vidas, que na zona urbana são Porto de Santo Antônio e as praias do Cachorro e Conceição”, informou o capitão Carlos Araújo.
As bandeiras de sinalização colocadas nas praias têm os seguintes significado:
Bandeira vermelha e amarela: guarda-vidas;
Bandeira amarela: alerta, médio risco de afogamento;
Bandeira vermelha: perigo, alto risco de afogamento;
Bandeira roxa: presença de animais marinhos;
Bandeira preta: ausência de guarda-vidas;
Bandeira verde: baixo risco de afogamento.
Já no parque nacional, os guarda-vidas estão presentes nas praias do Sancho, Leão e Baía dos Porcos.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.