Carreta presa em João Pessoa deve chegar ao destino final na noite desta sexta-feira


Veículo longo transportando caixa d’água percorreu pouco mais de 2,3 km na quinta-feira, em uma grande operação para evitar interdição no trânsito.
Última parada da carreta, no bairro de Mandacaru, antes de seguir até o destino final, no Alto do Céu
Antonio Vieira/TV Cabo Branco
A operação que visa retirar a carreta de grande porte que entrou em João Pessoa com uma caixa d’água metálica e acabou presa sem ter para onde ir, por causa das fiações dos postes e das árvores, deve terminar nesta sexta-feira (23), quando o veículo vai parar no condomínio onde a carga deve ser entregue. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), após a ação entre a noite da quinta-feira (22) e a madrugada desta sexta, a carreta está parada no bairro 13 de Maio.
A saga da carreta começou na terça-feira (20), quando o veículo ficou preso na Avenida Tabajaras, no Centro, após o motorista optar por seguir por dentro da capital paraibana ao invés de seguir o trecho final da viagem pela BR-230. A carreta tem 26 metros de comprimento, 3,4 metros de largura, e peso de nove toneladas. A carga saiu de Maceió, em Alagoas, com destino a João Pessoa, pela BR-101.
Por causa do tamanho do veículo e da dificuldade em trafegar por vias urbanas por causa da fiação e das árvores, um esquema de retirada foi elaborado pela Semob-JP em parceria com a concessionária de energia elétrica Energisa, e por empresas de telefonia.
O veículos só pode seguir viagem no turno da noite, para evitar problemas no trânsito. Além disso, os técnicos das companhias elétricas e de telefone precisam remover ou afastar obstáculos para que a carreta avance pelas vias, por isso o deslocamento é de poucos quilômetros por vez.
Carreta de grande porte ficou mais de 36 horas parada em João Pessoa e ainda tenta sair da cidade
Semob/Divulgação
Na quinta-feira (22) a carreta começou a ser retirada, após 36 horas presa, e em quatro horas avançou cerca de 1,5 km, parando na Rua Clemente Rosas, no bairro da Torre. Já na sexta-feira, a carreta avançou cerca de 2,5 km, e parou na Rua Capitão Francisco Moura, no bairro de Mandacaru.
Conforme a Semob-JP, na noite desta sexta a operação retoma, e o veículo deve seguir pela Avenida Mandacaru; fazer o retorno no bairro dos Ipês, e seguir pela Rua João de Brito Lima Moura, até o destino final, no condomínio onde a caixa d’água vai ser instalada.
A empresa proprietária do caminhão é a mesma que, no dia 31 de janeiro, se envolveu em um acidente com uma carga idêntica. Naquela ocasião, a caixa d’água metálica que também era levada a Cabedelo tombou e fechou completamente um dos lados da BR-230. É o segundo incidente da mesma empresa em 20 dias.
A empresa, inclusive, foi multada pela Semob-JP em R$ 195,23 por transitar em perímetro urbano sem autorização. Ela, no entanto, vai ser obrigada a custear os gastos com a operação de deslocamento.
Vídeos mais assistidos da Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.