Operação contra tráfico de drogas tem tiroteio e ônibus incendiados na Zona Norte do Rio


A operação desta terça-feira (3) cumpriu 114 mandados de busca e apreensão. 13 pessoas foram presas. Seis moradores ficaram feridos e um bandido morreu. Operação policial contra o tráfico de drogas termina com 13 presos na Penha, no Rio
Uma operação das polícias Civil e Militar contra o tráfico de drogas teve tiroteio e ônibus incendiados na Zona Norte do Rio de Janeiro. 13 pessoas foram presas.
Cerca de 30 traficantes se movimentam próximo a uma área de mata na Penha, Zona Norte do Rio. Essa é a mesma rota de fuga usada por bandidos em 2010, durante a ocupação policial do Conjunto de Favelas do Alemão.
Em um outro local, eles percebem que estão sendo monitorados. Os criminosos usam colete à prova de bala. Armados com fuzis, eles se deslocam.
Em outro vídeo, um bando corre. As imagens a que a TV Globo teve acesso foram feitas pelo setor de inteligência da Polícia Civil.
“Só para a gente contextualizar, para não parecer que a polícia não fez nada ao ver criminosos fugindo. Não foi isso, porque o objetivo não era esse. O objetivo hoje não era prender nenhuma dessas lideranças. Existe uma investigação que ela está sendo estrutura para que a gente tenha condições de ter provas mais robustas em relação à atividade criminosa”, diz Victor dos Santos, secretário de Segurança / RJ .
A operação desta terça-feira (3) cumpriu 114 mandados de busca e apreensão. 13 pessoas foram presas. Pelo menos uma tonelada de maconha foi apreendida. 15 carros e oito motos foram recuperados.
“O Complexo da Penha se tornou a base operacional do Comando Vermelho. Nós sabemos que o tráfico de drogas é responsável por mais de 80% dos roubos de veículo aqui no nosso estado e mais de 90% dos roubos de cargas praticam esses roubos pra financiar a sua caixinha, ou seja, eles juntam dinheiro para, principalmente, a compra de armas, de munições”, ressalta Felipe Curi, secretário da Polícia Civil / RJ.
O Ministério Público, as polícias do Rio, do Pará e do Ceará trabalharam juntos na operação desta terça-feira. Segundo as investigações, criminosos desses estados estão escondidos no Rio. Só do Pará, são mais de 80 bandidos.
Durante a ação, dois ônibus foram incendiados.17 escolas fecharam. Seis moradores ficaram feridos. E um bandido morreu.
Um policial militar, que não participou da operação, também foi morto. Ele estava no carro quando foi surpreendido por criminosos. O Globocop flagrou o momento em que homens armados soltaram o carro, com um corpo estendido no banco da frente.
O veículo desceu a ladeira desgovernado até bater contra um muro.
“O único caminho que a gente entende que seja viável, e é o que a gente tá seguindo hoje, é entender a economia do crime. Entendendo a economia do crime, buscando atacar o braço financeiro, a coluna vertebral do crime, que é a atividade financeira, a gente acha que vai ter um resultado, só que esse resultado não é imediato”, afirma diz o secretário de Segurança / RJ .
Operação policial contra o tráfico de drogas termina com 13 presos na Penha, no Rio
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Três ônibus são incendiados em dia de megaoperação na Penha
Megaoperação na Penha tenta prender chefes do Comando Vermelho; há 6 feridos e 1 morto
Doca: alvo de operação é chefe da Tropa do Urso e ‘condenou à morte’ executores de meninos de Belford Roxo e de médicos na orla da Barra
Adicionar aos favoritos o Link permanente.