Greve dos coletores deixa ruas tomadas de lixo na Grande Vitória


Coletores pedem reajuste salarial de 15%, além de outras reivindicações. Greve afeta as cidades de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari. Para tentar diminuir o acúmulo de lixo nas cidades, prefeituras realizam mutirões para retirada dos dejetos. Greve dos coletores prejudica serviço de limpeza na Grande Vitória
Trabalhadores da limpeza da Região Metropolitana anunciaram uma greve na segunda-feira (22) e o serviço nas cidades começou a ser afetado. Na tarde do mesmo dia, lixo acumulado já era encontrado pelas ruas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
São trabalhadores das cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari. De acordo com o sindicato que representa a categoria, a paralisação foi decidida em assembleia-geral.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Uma das reivindicações é um reajuste salarial de 15%, além de um ticket alimentação no valor de mil reais e pagamento integral do plano de saúde pelas empresas terceirizadas.
Greve dos coletores na Grande Vitória gera acúmulo de lixo nas ruas
Fernando Madeira/Rede Gazeta
Segundo os coletores, as empresas ofereceram o reajuste salarial de apenas 3,71%. Os trabalhadores não aceitaram a proposta e no início da tarde de segunda, aproximadamente dois mil trabalhadores ocuparam a Avenida Vitória, na capital, pedindo melhorias.
Enquanto não se chega em um acordo, a produção diária vai acumulando lixo nas ruas. O sindicato reforçou que apenas o lixo hospitalar está sendo recolhido.
O sindicato que representa as empresas informou que pediu ao Ministério do Trabalho uma mediação com os trabalhadores nesta terça-feira (23). O sindicato ainda fez um pedido para que os trabalhadores voltem com as suas funções por ser um serviço essencial.
O que dizem as prefeituras
Coletores iniciaram a greve na segunda-feira (22) e pedem reajuste salarial
Fernando Madeira/Rede Gazeta
Para tentar reduzir o impacto da greve, algumas prefeituras estão realizando mutirões para a retirada de lixo nas ruas.
Vitória
Em Vitória, a prefeitura aguarda um acordo da categoria acerca da paralisação. Na segunda, um mutirão reuniu secretarias municipais, líderes comunitários e voluntários e recolheu 74 toneladas de resíduos domiciliares e das ruas da capital.
As atividades foram coordenadas pelas secretarias municipais Central de Serviços e de Meio Ambiente. As equipes percorreram diversos pontos da cidade, inclusive os locais com acúmulo de resíduos carregados pela chuva que atingiu a capital no último domingo (21).
A força-tarefa, que começou às 19 horas, terminou às 23h45, quando o último carro descarregou na unidade de transbordo.
Vila Velha
Trabalhadores das cidades de Vila Velha, Guarapari, Vitória, Serra e Cariacica aderiram a greve
Reprodução/TV Gazeta
A Prefeitura de Vila Velha também preparou, nesta segunda uma força-tarefa para manter os serviços de limpeza pública da cidade, principalmente da coleta diária de resíduos domiciliares.
Para que o lixo não se acumule na cidade uma força-tarefa foi criada para recolher resíduos, dando prioridade ao residencial. Portanto recomenda aos munícipes que não descarte lixo na rua.
Em nota, a prefeitura reforçou que em nenhum momento foi comunicada da paralisação que pegou todos de surpresa, mas que compreende a reivindicação da categoria.
A Justiça do Trabalho já determinou que 30% do efetivo de limpeza urbana da empresa deverá ser mantido.
Cariacica
A prefeitura da cidade também disse que está realizando uma força-tarefa com profissionais para continuar mantendo a coleta.
Serra
Coletores fizeram um ato em Vitória pedindo reajuste salarial e outras reivindicações
Divuglação/Sindilimpe
A prefeitura informou que está aguardando a decisão judicial para saber se a greve será mantida.
Guarapari
A prefeitura também disse que vai aguardar a decisão judicial para saber se a greve será mantida.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.