Operação Rojão II cumpre 28 mandados judiciais contra integrantes de facções criminosas no AC


Mandados foram cumpridos nesta quinta-feira (22) no Acre, sendo 10 de prisão. Primeira fase ocorreu em abril do ano passado no Vale do Juruá. Ficco cumpre mais de 20 mandados, sendo 10 de prisão, na Operação Rojão II
Arquivo/PF-AC
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Acre (Ficco-AC) deflagrou, nesta quinta-feira (22), a Operação Rojão II, que investiga supostos crimes de organização criminosa. Foram cumpridos, no total, 28 mandados judiciais, sendo dez de prisão e 18 de busca e apreensão.
A Ficco, que é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), Polícia Civil e Polícia Militar (PM-AC), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), intensificou a operação com base nas ordens judiciais, expedidas pela Vara Estadual de Delitos de Organizações Criminosas do Acre.
Durante o cumprimento dos mandados, houve cinco flagrantes, sendo três de drogas e duas de apreensão de armas de fogo.
As investigações se iniciaram a partir da primeira fase da Operação Rojão, deflagrada em abril de 2023. Naquela ocasião, 36 mandados judiciais foram cumpridos contra membros de facções criminosas que atuavam na região do Juruá, no interior do Acre.
Com o material arrecadado nesta investigação e com o aprofundamento dos trabalhos policiais, foi possível identificar outros membros de uma facção criminosa atuante no município de Cruzeiro do Sul.
Conforme a polícia, o nome da operação faz referência aos fatos que motivaram o início das investigações, em que lideranças de facção criminosa que atua no estado, promoveram queima de fogos no Dia de Finados, em alusão a integrantes que morreram em disputa por territórios com facções rivais.
Os investigados devem responder pelos crimes de integrar organização criminosa, além de eventuais delitos relacionados, como o de tráfico de drogas e posse irregular de armas.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.