Após aparecimento de peixes mortos, Cetesb faz vistoria no Rio Paraíba do Sul, em São José dos Campos


Segundo o órgão, uma vistoria foi realizada nesta quinta-feira (28), no trecho do rio que passa pelo bairro Urbanova, na Zona Oeste da cidade. Após encontro de peixes mortos, Cetesb faz vistoria no Rio Paraíba do Sul, em São José dos Campos
Reprodução
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que está fazendo uma vistoria no Rio Paraíba do Sul, na tarde desta quinta-feira (28), em São José dos Campos, após relatos sobre o aparecimento de peixes mortos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o órgão, a vistoria foi realizada no trecho do rio que passa pelo Urbanova, na Zona Oeste da cidade. Durante a vistoria, foram coletadas amostras para análise da água.
Ainda segundo a Cetesb, até o momento, não foram encontrados indícios de despejos de material poluente pontual.
As prefeituras e demais órgãos ambientais já foram notificados pela Cetesb e o órgão segue monitorando o rio e trabalhando para identificar e solucionar o caso.
Por meio de nota, o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) manifestou “profunda preocupação diante dos recentes episódios de mortandade de peixes registrados no rio Paraíba do Sul, especialmente nos trechos de Caçapava e São José dos Campos”.
Segundo o comitê, o CBH-PS solicitou com urgência à CETESB a apuração das causas desses eventos.
Por fim, o Comitê reafirmou o compromisso que tem “com a preservação da qualidade da água e a proteção da fauna aquática da bacia” e que estarão “acompanhando de perto as investigações e exigindo respostas rápidas e transparentes sobre o ocorrido”.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.